Repositório Digital

A- A A+

Congestionamento : uma análise de custo social em via urbana

.

Congestionamento : uma análise de custo social em via urbana

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Congestionamento : uma análise de custo social em via urbana
Autor Maman, Lucas Paim De
Orientador Senna, Luiz Afonso dos Santos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Este trabalho versa sobre a contextualização do cenário nacional frente ao crescimento na frota de veículos e o congestionamento causado por essa demanda. O presente trabalho disserta sobre congestionamento com algumas definições de autores consagrados da área, além de introduzir os conceitos de externalidades e custo social do congestionamento. Aborda através de um capítulo inteiro conceitos sobre o fenômeno de congestionamento como causas, ciclo vicioso, externalidades, dificuldades e incertezas e variáveis que podem ser quantificadas e monetarizadas. Dentre essas variáveis, citam-se o consumo de combustível, o valor do tempo de viagem, a poluição sonora, a poluição atmosférica, o efeito barreira, o uso do solo e os custos do veículo. Concentrou-se a pesquisa nas duas primeiras. Para esse fim, utilizou-se dados de um controlador eletrônico pontual referentes a três dias úteis do mês de abril de 2015. Primeiramente, os dados foram unificados, divididos em intervalos de cinco minutos a fim de que fossem discretizados suficientemente para observar o fenômeno de congestionamento com maior clareza e corrigidos para um dia, dividindo-se os resultados necessários por três. Sendo assim, partiu-se para a análise dos dados quanto às velocidades médias dos agrupamentos de cinco minutos, condicionaram-se as planilhas de cálculo para separar as situações congestionadas das situações não congestionadas através de um limiar de velocidade em função da velocidade de fluxo livre de cada sentido do trecho analisado. Calcularam-se as velocidades médias das situações congestionadas e não congestionadas (consideradas como referência de custo social zero para o presente trabalho). Utilizou-se o valor do tempo de viagem do Estudo de 1997 e um preço estimado do litro de gasolina para obter-se o custo social anual referente ao tempo e combustíveis adicionais despendidos em congestionamento. Percebeu-se que a definição do limiar entre as situações congestionada e não congestionada é subjetivo, portanto o autor optou por traçar curvas de custo social anual em função de diferentes limiares, mostrando o comportamento do custo social anual de congestionamento frente a diferentes condições.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/127715
Arquivos Descrição Formato
000970937.pdf (5.028Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.