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dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorMaman, Lucas Paim Dept_BR
dc.date.accessioned2015-10-15T02:40:25Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127715pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre a contextualização do cenário nacional frente ao crescimento na frota de veículos e o congestionamento causado por essa demanda. O presente trabalho disserta sobre congestionamento com algumas definições de autores consagrados da área, além de introduzir os conceitos de externalidades e custo social do congestionamento. Aborda através de um capítulo inteiro conceitos sobre o fenômeno de congestionamento como causas, ciclo vicioso, externalidades, dificuldades e incertezas e variáveis que podem ser quantificadas e monetarizadas. Dentre essas variáveis, citam-se o consumo de combustível, o valor do tempo de viagem, a poluição sonora, a poluição atmosférica, o efeito barreira, o uso do solo e os custos do veículo. Concentrou-se a pesquisa nas duas primeiras. Para esse fim, utilizou-se dados de um controlador eletrônico pontual referentes a três dias úteis do mês de abril de 2015. Primeiramente, os dados foram unificados, divididos em intervalos de cinco minutos a fim de que fossem discretizados suficientemente para observar o fenômeno de congestionamento com maior clareza e corrigidos para um dia, dividindo-se os resultados necessários por três. Sendo assim, partiu-se para a análise dos dados quanto às velocidades médias dos agrupamentos de cinco minutos, condicionaram-se as planilhas de cálculo para separar as situações congestionadas das situações não congestionadas através de um limiar de velocidade em função da velocidade de fluxo livre de cada sentido do trecho analisado. Calcularam-se as velocidades médias das situações congestionadas e não congestionadas (consideradas como referência de custo social zero para o presente trabalho). Utilizou-se o valor do tempo de viagem do Estudo de 1997 e um preço estimado do litro de gasolina para obter-se o custo social anual referente ao tempo e combustíveis adicionais despendidos em congestionamento. Percebeu-se que a definição do limiar entre as situações congestionada e não congestionada é subjetivo, portanto o autor optou por traçar curvas de custo social anual em função de diferentes limiares, mostrando o comportamento do custo social anual de congestionamento frente a diferentes condições.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleCongestionamento : uma análise de custo social em via urbanapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000970937pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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