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Análise comparativa da distribuição radial de temperatura em discos de freio com materiais de fricção distintos através de termografia

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Análise comparativa da distribuição radial de temperatura em discos de freio com materiais de fricção distintos através de termografia

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Título Análise comparativa da distribuição radial de temperatura em discos de freio com materiais de fricção distintos através de termografia
Outro título Comparative analysis of radial temperature distribution in brake disks with different friction materials through thermography
Autor Dal Castel, Eduardo André Stürmer
Orientador Neis, Patric Daniel
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Friction material
[en] Thermal profile
[en] Thermography
Resumo O presente trabalho trata da análise da distribuição radial de temperaturas ao longo do disco de freio através de termografia. Esta análise foi realizada com o intuito de comparar e discutir o comportamento de dois materiais de fricção distintos, sendo um material semi-metálico (SM) e outro orgânico (NAO). Através do estudo da distribuição radial de temperaturas foi calculado o raio efetivo experimental, sendo em seguida avaliado o seu erro em relação ao valor do raio de deslizamento utilizado nos ensaios. O cálculo do raio efetivo experimental foi realizado a partir da obtenção do centroide da distribuição radial de temperaturas através de dois métodos distintos. Também foi realizada uma comparação entre o perfil térmico teórico e o perfil térmico experimental. Ao longo das análises realizadas foi possível perceber que o perfil térmico experimental apresentado pelo material NAO se mostrou mais próximo do perfil teórico, mas, em contrapartida, apresentou pontos de concentração de calor em regiões especificas. Em relação ao raio efetivo, o erro apresentado pelo material SM foi menor.
Abstract The present work deals with the analysis of the radial temperature distribution along the brake disc through thermography. This analysis was performed in order to discuss and compare the behavior of two different friction materials, with a semi-metallic material (SM) and other organic (NAO). Through the study of the radial temperature distribution was calculated the experimental effective radius, and then rated their error regarding the value of the sliding radius used in the tests. The calculation of the experimental effective radius was realized from obtaining the centroid of the radial temperature distribution through two different methods. It also was performed a comparison between theoretical and experimental thermal profile. Over the tests it was revealed that the experimental thermal profile presented by the NAO material was closer to the theoretical profile, but, in contrast, showed heat concentration points in specific regions. Regarding the effective radius, the error presented by the SM material was lower.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/127775
Arquivos Descrição Formato
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