Repositório Digital

A- A A+

Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto

.

Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto
Autor Fernandes, Stefan Von Der Heyde
Orientador Silva, Tania Luisa Koltermann da
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Desenho técnico
Desenvolvimento de produto
Design de produto
Ensino
Processo criativo
[en] Creative process
[en] Drawing education
[en] Product design
[en] Project methodology
Resumo Membros de uma equipe de projeto de design de produto necessitam comunicar entre si para gerar novas soluções para os problemas de projeto. O desenho pode contribuir para a reflexão, comunicação e apresentação de ideias desta equipe sendo uma ferramenta de comunicação e de exteriorização dos processos mentais desenvolvidos pelo designer nas fases de concepção. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto. Ao termino desta pesquisa objetivou-se a apresentação de uma abordagem metodológica obtida através da triangulação dos dados da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental de desenhos de alunos em disciplinas de projeto, e entrevistas com professores de design de produto. A metodologia desenvolvida foi avaliada qualitativamente através de uma pesquisa-ação com alunos de graduação em design de produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados qualitativos desta pesquisa permitiram a construção de um material de ensino de desenho que aplique os conhecimentos de representação gráfica juntamente às técnicas criativas no processo criativo dentro do processo de desenvolvimento de produto.
Abstract Members of a product design Project team need to communicate with each other to generate new solutions to design problems. Drawing can contribute to the reflection, communication and presentation of ideas to the team, being a communicative tool and a externalization of mental processes developed by the designer in the design stages. In this context, this research proposes a methodological approach for the drawing teaching applied to the creative process in product design team. At the end of this study aimed to present a methodological approach obtained by triangulating data from the literature, documentary research from student’s drawings in design disciplines, and interviews with product design teachers. The methodology was evaluated qualitatively through an action research with graduating students in Product Design of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The qualitative results of this research allowed the construction of a drawing of teaching material that apply the graphical representation of knowledge along to creative techniques in the creative process within the product development process.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/127784
Arquivos Descrição Formato
000970302.pdf (25.40Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.