Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Tania Luisa Koltermann dapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Stefan Von Der Heydept_BR
dc.date.accessioned2015-10-17T02:40:14Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127784pt_BR
dc.description.abstractMembros de uma equipe de projeto de design de produto necessitam comunicar entre si para gerar novas soluções para os problemas de projeto. O desenho pode contribuir para a reflexão, comunicação e apresentação de ideias desta equipe sendo uma ferramenta de comunicação e de exteriorização dos processos mentais desenvolvidos pelo designer nas fases de concepção. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto. Ao termino desta pesquisa objetivou-se a apresentação de uma abordagem metodológica obtida através da triangulação dos dados da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental de desenhos de alunos em disciplinas de projeto, e entrevistas com professores de design de produto. A metodologia desenvolvida foi avaliada qualitativamente através de uma pesquisa-ação com alunos de graduação em design de produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados qualitativos desta pesquisa permitiram a construção de um material de ensino de desenho que aplique os conhecimentos de representação gráfica juntamente às técnicas criativas no processo criativo dentro do processo de desenvolvimento de produto.pt_BR
dc.description.abstractMembers of a product design Project team need to communicate with each other to generate new solutions to design problems. Drawing can contribute to the reflection, communication and presentation of ideas to the team, being a communicative tool and a externalization of mental processes developed by the designer in the design stages. In this context, this research proposes a methodological approach for the drawing teaching applied to the creative process in product design team. At the end of this study aimed to present a methodological approach obtained by triangulating data from the literature, documentary research from student’s drawings in design disciplines, and interviews with product design teachers. The methodology was evaluated qualitatively through an action research with graduating students in Product Design of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The qualitative results of this research allowed the construction of a drawing of teaching material that apply the graphical representation of knowledge along to creative techniques in the creative process within the product development process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDrawing educationen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectDesenho técnicopt_BR
dc.subjectCreative processen
dc.subjectProduct designen
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectProject methodologyen
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleUma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produtopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000970302pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples