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Processo de planejamento estratégico em universidades : um modelo para IFES

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Processo de planejamento estratégico em universidades : um modelo para IFES

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Título Processo de planejamento estratégico em universidades : um modelo para IFES
Autor Silva, Everson Pinto da
Orientador Ten Caten, Carla Schwengber
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Instituições de ensino superior
Planejamento estratégico
[en] Elements
[en] IFES
[en] Model
[en] PDI
[en] Strategic planning
Resumo O ensino superior é considerado, atualmente, o precursor do desenvolvimento econômico e social dos países. Para desempenhar esse papel, as universidades têm buscado novas formas de gestão. Para auxiliá-las nesta missão, o planejamento estratégico tornou-se uma ferramenta importante neste sentido, utilizado tanto em instituições privadas quanto em públicas. As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) possuem o planejamento elaborado por meio de um modelo de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) proposto pelo governo. No entanto, apesar dessa estrutura ser considerada como o planejamento estratégico, as universidades não se apropriam desse formato. Nesse cenário, as IFES carecem de um processo de planejamento que contemple as suas características. Dado isso, o objetivo desta dissertação é propor um modelo de processo de planejamento estratégico para IFES. Para atingir o objetivo, foram desenvolvidos três artigos. No primeiro artigo, foi elaborada uma revisão da literatura a fim de responder questões que embasem a proposição do modelo, enquanto no segundo artigo foi realizada uma análise documental acerca de PDIs e de Planos de Gestão (PGs) das IFES, a partir da qual foram identificados o relacionamento entre estes planos e as possíveis influências das variáveis no processo de planejamento sob as constatações detectadas na análise. Por fim, no terceiro artigo foi proposto o modelo de processo de planejamento completo, através de um estudo de caso com grupos focados aplicado em uma IFES. Como conclusão geral, identificaram-se elementos estratégicos que foram propostos com mais frequência em universidades. Confirmou-se que o modelo proposto pelo governo não atende a estas universidades, e verificou-se que os planos utilizados nas IFES não possuem elementos estratégicos. Além disso, identificaram-se as variáveis que podem influenciar o processo de planejamento estratégico e suas possíveis influências no caso em estudo. Por fim, propôs-se um modelo de processo de planejamento adaptado ao contexto das IFES, além das dinâmicas que podem ser utilizadas em cada fase desse processo.
Abstract Higher education is, nowadays, considered the precursor of economic and social development of the countries. To play this role, universities have been seeking new forms of management. To help them in this mission, the strategic planning has become a important tool in this sense, used in both private and public enterprises. The Brazilian public universities, particularly the federal ones, IFES, already have their planning drawn up by an Institutional Development Plan model (PDI) proposed by the government. However, despite this structure have been considered strategic planning, universities do not appropriated of this format. In this scenario, the IFES lack of a planning process that incorporates their characteristics. Given this, the aim of this work is to propose a strategic planning process model for IFES. To achieve this goal, we have developed three articles. In the first article, a literature review was undertaken to answer questions that could support the model proposition, while in the second article, through a documentary analysis about PDIs and Management Plans (PGs) made by IFES, by which were identified the possible relationships between these plans and the impact of variables that affect the planning process under the findings detected in the analysis. Finally in the third article, it was proposed a planning process model itself, through a case study with focus groups applied to an university. As a general conclusion, we identified strategic elements that were proposed with more often in universities. It was confirmed that the model proposed by the government does not meet the necessities of these universities, and found that the plans used in IFES have no strategic elements. In addition, we identified the variables that could affect the strategic planning and the impacts of these on the institutions under study. Finally, it was proposed a planning process model adapted to the reality of IFES in addition with the dynamics that can be used in each stage of this process.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/127807
Arquivos Descrição Formato
000970199.pdf (1.641Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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