Repositório Digital

A- A A+

Extensão da aplicação do modelo de atividade F-SAC à líquidos iônicos

.

Extensão da aplicação do modelo de atividade F-SAC à líquidos iônicos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Extensão da aplicação do modelo de atividade F-SAC à líquidos iônicos
Autor Schneider, Rafael
Orientador Soares, Rafael de Pelegrini
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Química.
Assunto Engenharia química
[en] Activity coefficient
[en] F-SAC
[en] Green solvents
[en] IDAC
[en] Ionic liquids
Resumo Neste trabalho o modelo de atividade F-SAC foi ampliado para novos líquidos iônicos. Foram propostos quatro novos grupos aniônicos. Por apresentarem pressão de vapor desprezível, os líquidos iônicos podem ser utilizados como solventes, com uma altíssima taxa de recuperação. Estudos de seu uso como meio reacional e efeito catalisador em reações orgânicas ampliam seu espectro de possíveis aplicações industriais. O uso de Líquidos Iônicos, com recuperação quase que total, em substituição de meios aquosos os qualificam como “solventes verdes”, por reduzir os danos ambientais causados pelas emissões de efluentes aquosos. Este trabalho visa estender o F-SAC para que o mesmo possa ser utilizado para a obtenção de informações termodinâmicas dos líquidos iônicos para estudo de aplicações industriais. Para a parametrização do modelo foram utilizados 694 pontos experimentais de coeficientes de atividade em diluição infinita. Ao total foram calibrados 20 parâmetros dos grupos e subgrupos. O modelo se mostrou capaz de correlacionar os dados. Em uma análise mais aprofundada foi observado um comportamento atípico do perfil sigma de alguns grupos. Cuidados especiais para as aplicações do F-SAC para grupos com deslocalização de carga são necessários.
Abstract Neste trabalho o modelo de atividade F-SAC foi ampliado para novos líquidos iônicos. Foram propostos quatro novos grupos aniônicos. Por apresentarem pressão de vapor desprezível, os líquidos iônicos podem ser utilizados como solventes, com uma altíssima taxa de recuperação. Estudos de seu uso como meio reacional e efeito catalisador em reações orgânicas ampliam seu espectro de possíveis aplicações industriais. O uso de Líquidos Iônicos, com recuperação quase que total, em substituição de meios aquosos os qualificam como “solventes verdes”, por reduzir os danos ambientais causados pelas emissões de efluentes aquosos. Este trabalho visa estender o F-SAC para que o mesmo possa ser utilizado para a obtenção de informações termodinâmicas dos líquidos iônicos para estudo de aplicações industriais. Para a parametrização do modelo foram utilizados 694 pontos experimentais de coeficientes de atividade em diluição infinita. Ao total foram calibrados 20 parâmetros dos grupos e subgrupos. O modelo se mostrou capaz de correlacionar os dados. Em uma análise mais aprofundada foi observado um comportamento atípico do perfil sigma de alguns grupos. Cuidados especiais para as aplicações do F-SAC para grupos com deslocalização de carga são necessários.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/127868
Arquivos Descrição Formato
000971498.pdf (784.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.