Repositório Digital

A- A A+

Ser chef de cozinha: do glamour à realidade profissional

.

Ser chef de cozinha: do glamour à realidade profissional

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ser chef de cozinha: do glamour à realidade profissional
Autor Crestani, Maicon
Orientador Mocelin, Daniel Gustavo
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Identidade profissional
Imaginário
Satisfação no trabalho
Resumo Este trabalho teve como objetivo compreender questões ligadas à profissão Chef de cozinha, considerando-se dois aspectos que envolvem o fenômeno: de um lado, a glamourização em torno destes profissionais e, de outro, a realidade encontrada no ambiente de trabalho. Nesse sentido, valemo-nos do conceito de identidade profissional, sobretudo na perspectiva de Claude Dubar, buscando entender algumas relações entre processos biográficos desses atores, trajetória e o próprio exercício da profissão, assim como aferir questões ligadas à satisfação do grupo profissional com o seu ofício, levando em consideração a existência do fator glamour no imaginário daqueles que buscam a profissão de Chef em confronto com a realidade prática encontrada no exercício dessa profissão. As entrevistas foram realizadas apenas com Chefs que são proprietários de restaurantes ou que têm empresa de eventos. Verificamos que, dentre os entrevistados, a questão do glamour é de certa forma assimilada pelos profissionais, com base na realidade. Evidenciaram-se, também, ao longo do trabalho, outros fatores que são importantes para a satisfação desses profissionais: o sucesso do empreendimento e a percepção da profissão como arte.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/127935
Arquivos Descrição Formato
000973826.pdf (403.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.