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História da política pública para a bicicleta : pedalando o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre (2008-2014)

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História da política pública para a bicicleta : pedalando o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre (2008-2014)

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Título História da política pública para a bicicleta : pedalando o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre (2008-2014)
Autor Lied, Luiz Felipe Cassol
Orientador Koch, Adolar
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Assunto Ciclovias
História do tempo presente
Planejamento urbano
Plano diretor
Políticas públicas
Porto Alegre (RS)
[es] Bicicleta
[es] Ciclovía
[es] Evento crisis
[es] Historia del tiempo presente
[es] PDCI
Resumo O presente trabalho busca-se como interdisciplinar ao dialogar História do Tempo Presente com outras formas de conhecimento. Pode ser com o jornalismo, mas é, principalmente, com as Políticas Públicas e os escritos de Kingdon (1984) que discorremos, uma vez que o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre é uma Política Pública e que tem como objetivo primeiro “estimular a utilização da bicicleta em substituição ao transporte motorizado individual e às viagens a pé ou como complemento ao transporte público de passageiros”. Nossa análise dar-se-á sobre a participação dos ciclistas na construção do que se tornou esta política pública, sobretudo, depois do evento-crise do atropelamento coletivo de integrantes da Massa Critica em 25 de fevereiro de 2011, ou seja, como a partir desse momento a implementação do Plano Cicloviário não mais pode ser adiada.
Resumen Ese trabajo se propone como interdisciplinar pues dialoga la Historia del Tiempo Presente con otras formas de conocimiento. Puede ser que sea con el periodismo, pero es, sobre todo, con las políticas públicas y los escritos de Kingdon (1984) que analizamos, una vez que el Plan Director Cicloviário Integrado de Porto Alegre es una Política Pública y que tiene por objetivo “instigar la utilización de la bicicleta en sustitución al transporte motorizado individual y a las viajes caminando o como complementación al transporte público de pasajeros”. Haremos nuestro análisis acerca de la participación de los ciclistas en la construcción de lo que va a hacer esa política pública, sobre todo después del evento crisis del atropellamiento colectivo de los integrantes de la Masa Crítica en 25 de febrero de 2011, o sea, como después de ese momento la implementación del Plan Cicloviário no podría ser retrasada más.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/127959
Arquivos Descrição Formato
000973934.pdf (530.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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