Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Caleb Fariapt_BR
dc.contributor.authorDutra, Eduardo Hernandespt_BR
dc.date.accessioned2015-10-22T02:41:35Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127962pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho resulta de minhas experiências nos Estágios de Docência em Ciências Sociais I e II realizados na Escola Apeles Porto Alegre no ano de 2014. Na escola encontramos muitos problemas e dificuldades. Problemas estruturais de precarização e desvalorização da educação; dificuldades que resultam do descompasso entre perspectivas pedagógicas ultrapassadas e culturas juvenis dinâmicas; impasses que provem da aderência a uma perspectiva de saber abstrata e separada em disciplinas estanques. Porém este artigo visa pensar as possibilidades. Por meio de obervações participantes, diálogos e entrevistas com atores escolares pensar: O que é possível fazer com o que temos? Enquanto buscamos algo melhor. Propõe-se aqui pensar as possibilidade de alargamento do presente da escola, incluindo saberes, experiências e relações que chegam a escola através de educandos, professores e funcionários e hoje estão ausentes nos planejamentos. Como fecundar os currículos com a energia, criatividade e expressividade das juventudes? Quais as latências existentes na escola nos permitem dialogar com os conceitos e teorias das Ciências Sociais? Por fim apresentamos projetos em andamento no Apeles em busca de tornar essas provocações ações.pt_BR
dc.description.abstractThis paper is the result of my experiences in Teaching Internship in Social Sciences I and II, made in the School Apelles Porto Alegre in the year 2014. At school we found many problems and difficulties. Structural problems of precariousness and devaluation of education; difficulty resulting from the mismatch between outdated pedagogical perspectives and dynamic youth cultures; impasses that comes from the adherence to a perspective of knowledge that is abstract and separated into tigth disciplines. However, this article aims to think the possibilities. Through participant observations, dialogues and interviews with school players to think: What you can do with what we have? As we seek something better. We propose to think the possibility of enlarging schools present, including knowledges, experiences and relationships that come to school with students, faculty and staff and are now absent in planning. How to fertilize the curriculum with the energy, creativity and expressivity of the youth? What existing latencies in school allow us to engage with the concepts and theories of the social sciences? Finally we present ongoing projects in Apeles in the pursuit of making these provocations actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação : Adolescentept_BR
dc.subjectSociologyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectDiversidade socialpt_BR
dc.subjectDiversidade cultural : Educaçãopt_BR
dc.subjectArtistic teachingen
dc.subjectYouthen
dc.subjectGestão pedagógica da escolapt_BR
dc.titleOcupar a escola : alargar o presente da educação ao considerar a diversidade sócio-cultural na gestão escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000974247pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples