Repositório Digital

A- A A+

A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino

.

A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensino
Autor Campos, Leandro de Andrades
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Aprendizagem da matemática
Educação Matemática
Probabilidade
[en] Games
[en] Mathematics learning
[en] Probability
Resumo O presente trabalho tem por finalidade estabelecer aproximações entre o uso de materiais concretos (os jogos) para o ensino de probabilidade e a motivação, desempenho, e interesse dos alunos por tais ambientes de aprendizagem. Para isso, tomamos como referência teórica os autores Silva e Araujo (2011), D’Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini e Miorim (1990), Abe e Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose (2000) e Freire (1996). A pesquisa realizada com duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre-RS levou em consideração, além dos tópicos já citados, a evolução da autonomia dos participantes na resolução dos problemas durante os trabalhos, bem como o diário de campo do pesquisador. Assim, por meio dos dados coletados concluímos serem as atividades com jogos atraentes aos alunos, motivador e facilitador na compreensão de problemas envolvendo probabilidades.
Abstract This study aims to establish similarities between the use of concrete materials (games) for teaching probability and motivation, performance, and student interest for such learning environments. For this, we take as a theoretical reference the authors Silva and Araujo (2011), D'Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini and Miorim (1990), Abe and Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose ( 2000), Freire (1996). A survey conducted with two groups of first year of High School a state school education in Porto Alegre-RS took into account, in addition to the topics mentioned above, the evolution of the autonomy of the participants in solving problems during the work, as well as the daily researcher of the field. Thus, through the data collected be completed activities with games, appealing to students, motivator and facilitator in understanding problems involving probabilities.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/128009
Arquivos Descrição Formato
000972743.pdf (2.268Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.