Repositório Digital

A- A A+

Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória

.

Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma investigação sobre o ensino de probabilidade e análise combinatória
Autor Gonzaga, Fábio Luis de Oliveira
Orientador Burigo, Elisabete Zardo
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Analise combinatoria
Analise combinatoria
Aprendizagem da matemática
Formação de professores
[en] Combinatorial analysis
[en] Mathematics teaching and learning
[en] Probability
[en] Teachers training
Resumo A proposta desse trabalho é relatar uma pesquisa efetuada com professores de Matemática do Ensino Médio sobre as dificuldades no ensino dos conteúdos de Probabilidade e Análise Combinatória. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com cinco professores, que abordaram o ensino de Análise Combinatória e Probabilidade e a sua formação. A análise das entrevistas indica que a formação inicial dos professores é uma explicação para o ensino de Probabilidade e Análise Combinatória centrado na repetição e aplicação de fórmulas. Para melhorar o ensino da Análise Combinatória e da Probabilidade é preciso investir na formação dos professores voltada para a compreensão dos princípios e dos conceitos e para a resolução de problemas.
Abstract The purpose of this study is to report an outgoing survey with five mathematics teachers about the difficulty in teaching the contents of Probability and Combinatorial Analysis . The research was done through semistructured interviews that focused the teaching of those subjects and the teachers’ training. The data analysis indicates that the training of teachers is an explanation for teachers teaching the subject just repeating and applying formulas. To improve the teaching of Combinatorial Analysis and Probability it is necessary to invest in teachers training focused on the understanding of principles and concepts and problem solving.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/128011
Arquivos Descrição Formato
000972749.pdf (780.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.