Repositório Digital

A- A A+

Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio

.

Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma proposta de ensino de funções para o Primeiro Ano do Ensino Médio
Autor Bernardo, Paola Rossato
Orientador Sant'Ana, Alvino Alves
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino-aprendizagem
Ensino de funcoes
Olímpiadas matematicas
[en] Functions
[en] OBMEP
[en] Problem solving
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar uma proposta sobre o ensino de funções utilizando as questões das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. A motivação para a criação desta proposta foi que, durante minha vida acadêmica, presenciei diversos equívocos acerca do assunto, tanto nas escolas em que estagiei, quanto em livros que analisei. Especificamente, esta pesquisa analisa como as questões da OBMEP podem propiciar aos alunos um ambiente que facilite o aprimoramento de sua maturidade intelectual via resolução de problemas. Para verificar a eficácia da proposta, todas as hipóteses foram testadas em um estudo de caso realizado na Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, no primeiro semestre de 2015.
Abstract This Conclusion Work has as its objectives to perform an analysis on the education of functions utilizing questions from the tests of Brazilian Math Olympics of Public School – OBMEP. The motivation for this proposal was that, during my academic life I’ve come upon, both in the schools I worked in and in books I analyzed, several mistakes on the subject. More specifically, this research analyzes how the questions from OBMEP can give the students an appropriate ambient that enables the upgrading of their intellectual maturity via solving problems. To verify the efficiency of this proposal, all the hypothesis were tested in a study of cases performed in the Technical State School Irmão Pedro, in the first semester of 2015.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/128016
Arquivos Descrição Formato
000972798.pdf (6.410Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.