Repositório Digital

A- A A+

Matemática e música : a bateria na construção de um ambiente de aprendizagem no estudo de frações

.

Matemática e música : a bateria na construção de um ambiente de aprendizagem no estudo de frações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Matemática e música : a bateria na construção de um ambiente de aprendizagem no estudo de frações
Autor Silva, Gabriela Martinelli da
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino-aprendizagem
Ensino de fracoes
Modelagem matematica
[en] Drums
[en] Fractions and rhythm
[en] Learning environment
[en] Mathematical modeling
[en] Mathematics and music
[en] Scenario for investigation
Resumo O presente estudo tem por objetivo analisar a relação da Matemática com outra área do conhecimento, a Música, utilizando como cenário para investigação o instrumento bateria, a partir da relação que pode ser estabelecida entre o conteúdo de frações e os padrões rítmicos musicais. Fundamenta-se no estudo teórico sobre ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000) e na Modelagem Matemática como ambiente de aprendizagem, caracterizada por Barbosa (2001). Foram realizados três encontros para executar ritmos na bateria e observar sua relação com a Matemática. Com base no método de pesquisa de estudo de caso, analisou-se o ambiente de aprendizagem originado com este cenário, observando também a relação professor/aluno neste tipo de ambiente.
Abstract The present study aims to analyze the relationship of mathematics with another area of knowledge, the music; using as the scenario for investigation the instrument drums, from the relationship that can be established between the content of fractions and musical rhythmic patterns. It is based on the theoretical study about learning environments of Skovsmose (2000) and the Mathematical Modeling as a learning environment, characterized by Barbosa (2001). Three meetings were held to perform rhythms on drums and observe their relationship with mathematics. Based on the case study research method, the learning environment originated with this scenario was analyzed, also observing the teacher / student relationship in this type of environment.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/128017
Arquivos Descrição Formato
000972804.pdf (1.221Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.