Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Gabriela Martinelli dapt_BR
dc.date.accessioned2015-10-27T02:35:14Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/128017pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo analisar a relação da Matemática com outra área do conhecimento, a Música, utilizando como cenário para investigação o instrumento bateria, a partir da relação que pode ser estabelecida entre o conteúdo de frações e os padrões rítmicos musicais. Fundamenta-se no estudo teórico sobre ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000) e na Modelagem Matemática como ambiente de aprendizagem, caracterizada por Barbosa (2001). Foram realizados três encontros para executar ritmos na bateria e observar sua relação com a Matemática. Com base no método de pesquisa de estudo de caso, analisou-se o ambiente de aprendizagem originado com este cenário, observando também a relação professor/aluno neste tipo de ambiente.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the relationship of mathematics with another area of knowledge, the music; using as the scenario for investigation the instrument drums, from the relationship that can be established between the content of fractions and musical rhythmic patterns. It is based on the theoretical study about learning environments of Skovsmose (2000) and the Mathematical Modeling as a learning environment, characterized by Barbosa (2001). Three meetings were held to perform rhythms on drums and observe their relationship with mathematics. Based on the case study research method, the learning environment originated with this scenario was analyzed, also observing the teacher / student relationship in this type of environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScenario for investigationen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectLearning environmenten
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectEnsino de fracoespt_BR
dc.subjectMathematics and musicen
dc.subjectDrumsen
dc.subjectFractions and rhythmen
dc.titleMatemática e música : a bateria na construção de um ambiente de aprendizagem no estudo de fraçõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000972804pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples