Repositório Digital

A- A A+

Formando e se transformando no cantar : dois estudos de caso

.

Formando e se transformando no cantar : dois estudos de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formando e se transformando no cantar : dois estudos de caso
Autor Specht, Ana Claudia
Orientador Souza, Jusamara Vieira de
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação musical
Ensino e aprendizagem
Estudo de caso
[en] Formation
[en] Life experience
[en] Musical education
[en] Singing
[en] Sociology of everyday life
Resumo A presente pesquisa pretende refletir sobre a formação do cantar no cotidiano. O olhar investigativo repousou sobre a formação do cantar, que se modifica a partir das relações que o sujeito cantante estabelece com a sua voz e para além de sua emissão vocal. A pesquisa adotou como método investigativo o estudo de caso para abordar o cantar de dois sujeitos interessados em relatar o seu percurso de formação. A coleta de dados integrou materiais diversos cedidos pelos participantes, gravações de áudio de observações e entrevistas abertas. O foco de análise privilegiou a captura de cantares (passados, presentes e expectativas futuras) e espaços nos quais os sujeitos cantantes circulam, trabalham, vivenciam e experimentam o seu cantar. Essas histórias foram descritas visando ao desvelar do canto vinculado às experiências de vida na perspectiva teórica de Josso (2004) e no cantar diário à luz da sociologia do cotidiano de Pais (2003). Os resultados da pesquisa revelam trajetórias individuais de um saber fazer [cantar] que é/foi apreendido e aprimorado nas experiências de vida e no aqui e agora em que o cantar soa. É nesse contar [estudos de caso] que os sujeitos cantantes apresentam os processos de formação, as estratégias e formas de lidar, relacionar, conhecer e aprender. O presente estudo contribui para as reflexões sobre a aprendizagem e o ensino do canto, oferecendo subsídios para a formação de professores nesta área.
Abstract This research seeks to reflect on the formation of singing in daily life. The investigative look rested on the formation of singing, which changes from the relations that the singing person establishes with his or her voice, and beyond with his or her vocal emission. The research adopted as it's investigative method the case study to address the singing of two people interested in reporting their formation course. Data collection included various materials provided by participants, audio recordings of observations and open interviews. The analysis focused on the capture of singing (past, present and future perspectives) and spaces where the singing people go around, work, live and experience their singing. These stories were described, aiming at the unveiling of singing linked to life experiences from the theoretical perspective of Josso (2004) and in the daily singing from the perspective of Pais’ sociology of everyday life (2003). The research results reveal individual trajectories of a know-how [sing] which is or was learned and enhanced through life experiences; and the here and now that the singing sounds and permeates. It is in this telling [case studies] that the singing people show formation processes, strategies and ways to cope, connect, know and to learn. The present study contributes to the reflections on learning and the teaching of singing, providing subsidies for teacher training in this area.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/128894
Arquivos Descrição Formato
000975891.pdf (4.253Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.