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O espaço da interdisciplinaridade no contexto de pesquisa dos institutos nacionais de ciência e tecnologia

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O espaço da interdisciplinaridade no contexto de pesquisa dos institutos nacionais de ciência e tecnologia

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Título O espaço da interdisciplinaridade no contexto de pesquisa dos institutos nacionais de ciência e tecnologia
Autor Ribeiro, Cristina Zanettini
Orientador Franco, Maria Estela Dal Pai
Co-orientador Morosini, Marília Costa
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ciência e tecnologia
Ensino
Interdisciplinaridade
Resumo A busca por novos conhecimentos, no mundo atual, tende a emergir não só de uma área disciplinar, mas sim, da troca de informações entre elas e da intersecção de diferentes saberes. A tendência de menor compartimentação na construção e aplicação de conhecimentos, de novas concepções cognitivas, metodológicas, institucionais e sociais estão em ebulição, principalmente no meio acadêmico. Aliado a estes fatos, o atual momento, insere a Universidade em um contexto de múltiplas relações que em consonância à entornos políticos e econômicos fazem com que tal instituição concilie práticas inovadoras, sustentáveis e empreendedoras com suas responsabilidades sociais, culturais e éticas. A partir de tais tendências, o estudo proposto, explorou um novo formato institucional para fazer pesquisa, o dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), suas relações com a universidade e o espaço da interdisciplinaridade na construção do conhecimento. Conceitos que circundam a interdisciplinaridade, na sua trajetória, assim como, a sua contextualização frente às práticas de ensino e de pesquisa emergentes deram suportem ao estudo. Neste entorno, o trabalho objetivou “explorar a (in) existência de princípios e/ou práticas interdisciplinares no contexto de pesquisa dos INCT a partir do estudo de caso de dois institutos sediados em IES do RS, pública e privada, discutindo-os no âmbito da universidade”. Os caminhos metodológicos, apoiados no estudo de caso, foram compostos por três abordagens técnicas: a) análise de conteúdo; b) análise de currículos e; c) análise das entrevistas realizadas com gestores dos INCT. A articulação analítica desses instrumentos foi realizada a partir dos princípios da convergência e complementaridade, com objetivo de evidenciar aspectos relevantes acerca do tema. Como resultados das análises realizadas é possível apontar a interdisciplinaridade em três contextos indutores: a) a partir da integração teórica e metodológica de diferentes áreas do conhecimento/disciplinas; b) a partir de cenários sociais e com desdobramentos políticos; c) voltada às emergências científicas e tecnológicas. Cada contexto apresenta fatores distintos e a junção deles só reforça o que poderia ser vislumbrado como uma abertura para a cultura da interdisciplinaridade. As práticas interdisciplinares dos institutos mostram-se diretamente relacionadas com: a) a inovação, que se revela como indutora de novas e/ou reformuladas práticas de trabalho, oriundas de atividades de gestão, pesquisa e ensino, condutores nas áreas de sustentabilidade e empreendedorismo; b) a gestão, que se revela principalmente a partir da relação dos pesquisadores/gestores institucionais entre si, com os partícipes das pesquisas, com os gestores e técnicos governamentais, especialmente os elaboradores de normas, e com os de agências de fomento, sem esquecer as representações do governo nas suas múltiplas esferas; c) a formação, que apresenta ênfases voltadas aos pesquisadores seniors e aos que estão em formação. Em ambos institutos também é possível perceber que a formação está diretamente ligada com a integração dos grupos das redes de pesquisa. O estudo conclui a existência de indicativos consistentes de que as pesquisas realizadas nos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia têm características interdisciplinares e que estes se configuram como uma nova arquitetura acadêmica voltada à pesquisa, promovendo inovação nos contextos de ensino e gestão da universidade, estimulando a formação contínua de alunos e pesquisadores. Tal arquitetura, fortalece a criação e manutenção de grupos e redes de pesquisa nos espaços internacionais, nacional e locais, e, tem implicações diretas, na expansão da educação superior brasileira.
Abstract The search for new knowledge in today's world, tends to emerge not only from a subject area, but rather from exchange of information between them and the intersection of different kinds of knowledge. The trend of lower compartments in the smallest subdivision on the construction and application of knowledge, new cognitive, methodological, institutional and social conceptions are boiling, especially in academia. In addition to these facts, the current time inserts the University in a context of multiple relationships in line with political and economic environments make this institution reconciles innovative, sustainable and enterprising practices with their social, cultural and ethical responsibilities. Based on these trends, the proposed study, explored a new institutional format to do research, the National Institutes of Science and Technology (INCT), its relations with the university and the space of interdisciplinarity in constructing knowledge. Concepts surrounding interdisciplinarity in its history, as well as its context facing the educational and research emerging practices gave support to the study. In this environment, the research aimed to "explore the (in) existence of principles and / or practices for interdisciplinary research of INCT from the case study of two institutes headquartered in Rio Grande do Sul Universities, public and private, discussing them within university". The methodological approaches, supported in the case study were composed of three technical approaches: a) content analysis; b) analysis of curricula and; c) analysis of interviews with managers of INCT. The analytical articulation of these instruments was carried out based on the principles of convergence and complementarity, in order to highlight relevant aspects on the subject. As results of analyzes can point interdisciplinarity in three inducing contexts: a) from the theoretical and methodological integration of different areas of expertise / disciplines; b) from social scenarios and political developments; c) dedicated to scientific and technological emergencies. Each context has different factors and their junction only reinforces what might be envisioned as an opening to the culture of interdisciplinarity. Interdisciplinary practices of institutes show directly related to: a) innovation that is revealed as an inducer of new and / or amended working practices, coming from management, research and teaching, drivers in the areas of sustainability and entrepreneurship; b) management, which mostly shows from the relationship of researchers / institutional managers with each other, the participants of the research, with government managers and technicians, especially the makers of standards, and the development agencies, without forgetting government representations in its multiple spheres; c) training, which has focused emphasis to seniors researchers to those in training. In both institutes it is also possible to see that the training is directly linked to the integration of groups of research networks. The study concludes that there are consistent indications that the research conducted at the National Institutes of Science and Technology has interdisciplinary characteristics and they are configured as a new academic architecture focused on research, promoting innovation in teaching contexts and management of the university, stimulating training of students and researchers. Such architecture, strengthens the creation and maintenance groups and research networks in international spaces, national and local, and has direct implications in the expansion of Brazilian higher education.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/128907
Arquivos Descrição Formato
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