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Mineração textual em teleconsultorias : aprimoramento da educação permanente de equipes da saúde da família no projeto telessaúde-RS

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Mineração textual em teleconsultorias : aprimoramento da educação permanente de equipes da saúde da família no projeto telessaúde-RS

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Título Mineração textual em teleconsultorias : aprimoramento da educação permanente de equipes da saúde da família no projeto telessaúde-RS
Autor Damasceno, Fábio Rafael
Orientador Reategui, Eliseo Berni
Co-orientador Harzheim, Erno
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Atenção primária à saúde
Educação permanente
Saúde da família
[en] Continuing professional development
[en] Primary care
[en] Telehealth
[en] Text mining
Resumo O Brasil possui uma distribuição heterogênea de infraestrutura no setor da saúde, com diferentes níveis de qualificação profissional. Isto leva a variações na qualidade dos serviços de saúde no país. O cenário de Atenção Primária à Saúde (APS) possui um contingente de profissionais que necessita de ações de aperfeiçoamento profissional contínuas. Com esta necessidade de fortalecimento na política de formação de pessoal, a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) buscou a difusão da proposta de Educação Permanente em Saúde (EPS), objetivando alcançar um maior desenvolvimento dos sistemas de saúde na região. Este trabalho investigou como a Mineração Textual pode contribuir no processo de resposta de teleconsultorias a profissionais solicitantes. Aprimorando a recuperação de informação dentro da Plataforma de Telessaúde do Ministério da Saúde, para auxiliar o teleconsultor no seu processo de resposta, avaliou-se as possibilidades de melhoria das informações ofertadas, além de otimização do tempo de respostas. O minerador Sobek foi utilizado para extrair conceitos de um conjunto de solicitações de profissionais presentes na Plataforma. Um ambiente foi construído para armazenar estas minerações e disponibilizar uma pesquisa de solicitações que pudesse facilitar o processo de resposta de teleconsultoria. Foi realizado um estudo com 37 profissionais, que receberam teleconsultorias a serem respondidas no novo ambiente. Após realizarem este processo, os teleconsultores responderam a um questionário com questões abertas e fechadas que buscavam aferir possíveis benefícios das funcionalidades disponibilizadas quanto à precisão das respostas, autonomia e resolutividade dos profissionais solicitantes. Os resultados permitiram concluir que a lista de tópicos extraída pelo minerador Sobek, apresentada no ambiente de avaliação construído, pôde auxiliar na localização de informações pertinentes para a construção de respostas, na aceleração do processo de resposta e na construção de respostas mais informativas e precisas. Os teleconsultores que participaram da pesquisa também consideraram que a consulta de solicitações e respostas prévias pode contribuir na educação permanente de profissionais de saúde. As novas funções introduzidas no ambiente desenvolvido também foram consideradas como incrementos positivos no atual mecanismo de pesquisas da Plataforma de Telessaúde do Ministério da Saúde por 83% dos participantes, motivando estudos futuros sobre o emprego da mineração textual no contexto da Telessaúde.
Abstract Brazil has a clear heterogeneous infrastructure distribution, with different levels of professional qualification. This leads to variations in the quality of health services in the country. The Brazilian situation on Primary Health Care includes a profile of Family Health Teams that generally did not receive specialist qualification in terms of Primary Care, constituting a contingent of professionals who needs professional development activities. Because of such need for change in staff training policies, the Pan American Health Organization (PAHO) aimed for the diffusion of Permanent Health Education, trying to obtain adequate development of health services in the region. The main goal of this study has been to investigate how Text Mining could contribute to the teleconsulting process. Aiming to help the teleconsultants in their answering process, information retrieval inside the Health Ministry Telehealth Platform was enhanced. Then, the possibilities obtained through this enhancement were evaluated, such as better information provided and shorter answering time. Sobek Mining Tool was used extract a set of concepts of requests present in the platform. An evaluation environment was built to implement the proposed teleconsultation answering process. A study with 37 teleconsultant professionals was conducted, in which the participants solved two consultations. After that, they answered a questionnaire with open and closed questions, expressing their view about the answering process supported by the text mining tool. The evaluation covered aspects such as precision, autonomy and ability to solve the problem. Results showed that the list of concepts mined by Sobek, presented in the evaluation environment, helped in the search for relevant information related to the requests, speeding up the response process to build better and more accurate answers. The teleconsultants involved in this evaluation also considered how the search for previous requests and answers could contribute in continuing professional education. The new features presented in the evaluation environment were considered positive (83% of the participants) when compared with the current search mechanism present in the Health Ministry Telehealth Platform, encouraging future studies about text mining in the context of Telehealth.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/128911
Arquivos Descrição Formato
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