Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBiazus, Maria Cristina Villanovapt_BR
dc.contributor.authorSpohr, Fúlvia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-05T02:37:55Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/128912pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a questão da inserção tecnológica de uma escola da rede pública de ensino básico sob a perspectiva da relação de modulação dessa rede sócio-técnica que inclui a cognição os objetos técnicos e a instituição, como decorrentes da resolução de uma operação problemática que se atualiza. Deste modo foi acompanhado um processo de distribuição de computadores portáteis (netbooks) a uma comunidade escolar da rede de ensino fundamental observando alguns dos efeitos éticos, estéticos e políticos que emergiram do encontro dos sujeitos com a tecnologia. À partir do método cartográfico evidenciamos quais foram os efeitos que se produziram no encontro da comunidade escolar com a tecnologia digital advinda do atravessamento de diferentes politicas públicas que agenciadas constituíram a instauração de um projeto de inserção tecnológica. Assim, observamos que a modulação de uma rede que inclui entre outros atravessamentos, as políticas públicas em educação, a potência de indeterminação de uma tecnologia digital e os sujeitos em uma concepção de cognição concreta e corporificada, ocorre quando, nesse agenciamento são produzidos novos modos de fazer, no qual conhecimento e realidade surgem inseparáveis. No contexto desta pesquisa, essa inseparatividade, ocorre quando se desloca a tecnologia de uma perspectiva instrumental e utilitária para uma posição de ação ética e de autoria. Assim, ao colocar em debate, algumas resoluções as quais os sujeitos foram encontrando a partir de sua experiência enatuada e situada, observamos o favorecimento de práticas no processo de ensino e aprendizagem, as quais possibilitaram a atribuição de novos sentidos ao fazer docente e discente. Destacamos que a ressignificação da realidade permitiu conservar uma política recognitiva e gerar também novos modos de conhecer em uma política da invenção, redefinindo alguns limites dessa rede nos planos individuais, técnicos e institucionais.pt_BR
dc.description.abstractThis study approaches the technology insertion issue in a public school of basic education from the perspective of the modulation relation of this socio-technical network that includes cognition, technical objects and the institution, as a result of a resolution of a problematic transaction that it updates. Therefore, the distribution process of portable computers (netbooks) to a school community in an elementary school was accompanied, observing some of the ethical, aesthetic and politicians effects which emerged from the meeting of the individuals with technology. From the cartographic method we evidenced which were the effects that took place at the meeting of the school community with the digital technology originated from the implications of different public policies that agencied constituted the establishment of the insertion of a technological project. Thus, we observed that modulation of a network that includes among other implications, the public policies on education, the power of indeterminacy of a digital technology and the individuals in a concrete and embodied cognition conception, occurs when, in this agency are produced new ways of making, in which knowledge and reality appear inseparable. In the context of this research, this inseparability, occurs when technology is moved from an instrumental and utilitarian perspective to a position of ethical action and authoring. So, to put in debate, some resolutions which the individuals were finding from their embodied and located experience, we noted the encouraging of teaching and learning practices, which allowed the allocation of new senses to the making process of faculty and students. We emphasize that resignification of reality, allowed to retain a recognitive policy and also generate new ways of knowing in a politics of invention, redefining some limits of this network on individual, technical and institutional plans.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputers in educationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectTechnical objecten
dc.subjectCartographyen
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectCognitionen
dc.subjectEnactionen
dc.titleCadernos, pincéis e netbooks : modulações tecnológicas em uma escola da rede pública de ensino básicopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.identifier.nrb000975768pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples