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Sistema imersivo para inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho

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Sistema imersivo para inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho

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Título Sistema imersivo para inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho
Autor Piovesan, Sandra Dutra
Orientador Passerino, Liliana Maria
Co-orientador Medina, Roseclea Duarte
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Deficiência intelectual
Inclusão social
Informática na educação
Mercado de trabalho
[en] Assistive technology
[en] Immersive environments
[en] People with disabilities
[en] Virtual reality
Resumo A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho pode ser um diferencial na qualidade de vida desses indivíduos, sendo que a participação de forma igualitária em sociedade, respeitando os direitos e obrigações ainda é um desafio. Diante disso, houve o surgimento de uma legislação mais voltada a inclusão, podendo citar a lei 8213, criada em 1991, a Lei de Cotas iniciou um processo de maior valorização dessa parte da população, em relação ao mercado de trabalho. O desafio das empresas não é simples, já que falamos de incluir uma parcela da população que, historicamente, foi socialmente marginalizada, muitas vezes se apresentando sem qualificação para ocupar os postos de trabalho. Esta tese apresenta o desenvolvimento de um sistema imersivo e a avaliação do mesmo focando na capacitação das pessoas com deficiência intelectual para inclusão laboral. A pesquisa é de cunho tecnológico-qualitativo, sendo que o objetivo principal é demonstrar como um sistema que se utiliza dos conceitos de Ambientes Imersivos pode através do processo de mediação, na perspectiva sócio-histórica, ajudar a capacitar e a eliminar barreiras no aprendizado laboral desses estudantes. O Ambiente Imersivo Solassist Virtual foi desenvolvido utilizando o motor de jogo UDK e validado em uma empresa participante da pesquisa. O estudo foi realizado com 11 alunos, com deficiência intelectual, parcela mais excluída do mercado de trabalho. O uso do sistema desenvolvido, acompanhado da análise das mediações, evidenciou categorias que demonstraram a viabilidade do uso, sendo uma Tecnologia Assistiva para sua inserção laboral. Este trabalho também apresenta contribuições para a Ciência da Computação através do desenvolvimento de um Ambiente Imersivo, projetado para possibilitar as mediações das pessoas com deficiência intelectual, visando sua inclusão laboral.
Abstract The inclusion of people with deficiency in the work market can be a differential in the life quality of these individuals, being the participation on an equal way in the society, respecting the rights and obligations is still a challenge. Before that, there was the emerging of a legislation turned more to the inclusion, we can cite the Law 8213, created in 1991, the Quotes' Law began a process of more valuation of this part of the population in relation to the work market. The challenge of the companies is not easy, as we talk about including an amount of the population that, historically, was socially marginalized, many times presenting without qualification to work on the jobs places. This thesis presents the development of an immersive system and its evaluation focusing on making people with intellectual deficiency able to the work inclusion. The research is technological-qualitative, and the main goal is to show how a system that uses the Immersive Environment concepts can, through the mediation process, in the social-historical perspective, help to make it able and to eliminate boundaries in these students' learning. The Virtual Solassist Immersive Environment was developed using an engine of an UDK game and it was validated in a company that participates in the research. The study was performed with 11 students, with intellectual deficiency, the most excluded amount of the work market. The usage of the developed system, followed by the analysis of the mediations, highlighted categories that showed the viability of its usage, being an Assistive Technology for its labor insertion. This paper also presents contributions to the Computer Science through the development of an Immersive Environment, projected to make possible the mediation of people with intellectual deficiency, aiming their labor inclusion.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/128913
Arquivos Descrição Formato
000975770.pdf (3.906Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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