Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorMachado, Diandra Dal Sentpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-05T02:37:58Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/128920pt_BR
dc.description.abstractA partir da Epistemologia Genética, de Jean Piaget, e das Neurociências, de António Damásio, este trabalho apresenta e analisa explicações desses dois campos distintos de conhecimento no que diz respeito a suas complementaridades sobre a construção do sujeito cognoscente. Destaca, outrossim, a relevância da interação entre organismo ou sujeito e meio ou objeto como possibilitadora da construção dos conhecimentos (como conteúdos), tanto quanto do próprio sujeito cognoscente (como forma, estrutura ou capacidade). Destaca também o papel da ação do sujeito quando dessas construções. Para tanto, vale-se, sobretudo, da compreensão do ser humano como um ser primeiramente biológico, cujas capacidades cognitivas são entendidas como prolongamentos de capacidades orgânicas em patamares progressivamente complexos. Por fim, analisa como a compreensão acerca do sujeito cognoscente pode influir nas práticas educacionais escolarizadas.pt_BR
dc.description.abstractStarting out from explanations provided both by Jean Piaget’s Genetic Epistemology, and by António Damásio's Neuroscience, this work attempts to underline what is common between those two fields of knowledge in regards to the construction of the learning subject. In doing so, it stresses the importance of the interaction between organism or subject and environment or object as an enabler for the construction of knowledges (or contents), as well as the construction of the learning subject itself (as shape, structure or capacity). It also stresses the role of the subject's action inasmuch as those constructions are concerned. For that, it makes use, mainly, of the understanding of the human being as a first and foremost biological being, whose learning capacities are understood as extensions of its organic capacities in ever more complex stages. Finally, it analyses how the understanding of the learning subject may affect educational practices at school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectOrganismen
dc.subjectLearning subjecten
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectSujeito socialpt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectChange / Conservationen
dc.subjectEducationen
dc.titleEpistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975390pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples