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dc.contributor.advisorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mayara Costa dapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-05T02:37:59Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/128922pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como principal objetivo analisar os possíveis elos entre formação de professores, pesquisa acadêmica e contextos de inclusão escolar na Educação Básica, considerando predominantemente a educação infantil e o ensino fundamental. Foram investigadas, ainda, as características de um processo formativo instituído com base na ação de professores envolvidos em uma proposta que busca valorizar a inovação, a experiência docente e a reflexão pedagógica. O estudo foi desenvolvido a partir de um grupo de trabalho denominado Grupo de Práticas, instituído no âmbito de um projeto aprovado no programa Observatório da Educação (OBEDUC). Esse grupo é constituído por professores de Educação Básica e pesquisadores envolvidos com a área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O principal objetivo do grupo é propiciar que professores de Educação Básica implementem planos de ação inovadores nas escolas vinculadas ao projeto. A partir de um referencial teórico que compreende a área da formação de professores, prioritariamente por meio dos autores Maurice Tardif, Antonio Nóvoa e Francisco Imbernón, bem como, sobre as ideias que orientam a perspectiva do pensamento sistêmico, com base, prioritariamente em autores como Humberto Maturana e Francisco Varela, desenvolveu-se uma análise pautada na abordagem qualitativa. Os instrumentos metodológicos priorizados envolveram a observação participante e a análise documental de 27 atas relativas ao ano de 2013. Percebeu-se a dimensão de apoio que o grupo passou a representar no que diz respeito ao planejamento e à reflexão sobre as práticas pedagógicas desses professores no âmbito de seus cotidianos de atuação. Destacou-se, também, um movimento de retroalimentação envolvendo os conceitos elencados pelos integrantes do grupo como norteadores do percurso (cotidiano, necessidade e inovação) e que contemplam o eixo organizador do desenvolvimento dos planos de ação. Reafirma-se, dessa forma, a importância de levar em consideração os espaços dialogados de formação, principalmente quando tomamos como referência contextos de inclusão escolar. Isso possibilita que tanto professores de sala de aula regular, quanto do atendimento educacional especializado compreendam-se como coparticipantes do processo de aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial. Além disso, conclui-se destacando a importância do investimento em processos formativos que levem em consideração as práticas pedagógicas dos professores como espaços de produção de saberes.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyse the links amongst teachers’ education, academic research and inclusion on the context of Primary Education, considering mainly the Junior School and the Middle School. This study also investigates the aspects of teachers’ development process based on teachers’ actions to improve innovation, school experience and pedagogical reflection. A Practice Workgroup, formed once a Program of Educational Observation was approved, developed this study. Primary Education and researchers involved with Special Education inclusion programs compose this Practice Workgroup. The main goal of this workgroup is to provide teachers ways to implement innovating actions in the schools entailed to the project. An analysis based on a qualitative research was made, taking teachers’ education ideas, especially those presented on works of Maurice Tardif, António Nóvoa and Francisco Imbernón, as a theoretical reference, and taking ideas that guide the systemic thinking from authors as Humberto Maturana and Francisco Varela as the research base. The methodological instruments used embodied a participative observation and a documental analysis of 27 proceedings relative to the year of 2013. It is well perceived the dimension that the group’s support represents on the planning and on the reflection about these teachers pedagogical practices in their daily basis. It is possible to highlight a feedback embodying concepts considered substantial by the group (such as routine, necessity and innovation) as they contemplate organizational action plans. This way, it is possible to reassure the importance of taking dialogued formation spaces into consideration, especially when we take school inclusion contexts as reference, giving teachers and specialized educational assistants the possibility to comprehend themselves as partakers whilst learning with their pupils. As a conclusion, it may be highlighted the importance of investing on a formation process that takes teachers’ pedagogical practices into consideration, practices that should be considered spaces of knowledge production.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectExperienceen
dc.titleFormação continuada e educação especial : a experiência como constitutiva do formar-sept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000975397pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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