Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRuas, Roberto Limapt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Guilherme Corrêapt_BR
dc.date.accessioned2008-05-20T04:11:48Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12904pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem a ser utilizado no âmbito de uma organização pode ter um melhor aproveitamento se a ele for oferecido o máximo de informações conceituais sobre o domínio de conhecimento objeto da aprendizagem. Para tanto, a ontologia pode contribuir para a representação desse conhecimento formal, pois permite a explicitação dos conceitos, relações, funções e axiomas, que o compõe. Nesta pesquisa, foi desenvolvida uma abordagem metodológica especifica para esse fim e, através dela, foi desenvolvida uma ontologia, cujo objetivo é servir de suporte cognitivo a um ambiente de aprendizagem, instanciada em um aprendizado necessário ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, ao representar conhecimentos relacionados aos processos que conduzem um Inquérito Civil a um Termo de Ajustamento de Conduta.pt_BR
dc.description.abstractThe development of a learning environment to be used in the scope of an organization may have a better use if it is offered the maximum of conceptual information about its knowledge domain object. Therefore, the ontology may contribute for the representation of this formal knowledge as it makes explicit the concepts, relations, functions and axioms that compose it. In this research, a specific methodological approach was developed for this purpose and, through it, an ontology was developed aiming to serve as a cognitive support for an environment of learning, part of a necessary learning for the Public Ministry of the Rio Grande do Sul State, while representing knowledge related to the processes that lead a Civil Inquest to a Term of Conduct Adjustment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectRepresentação do conhecimentopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleConstrução de ontologia para suporte cognitivo a um ambiente de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000636545pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples