Repositório Digital

A- A A+

Vídeo-vivências : o audiovisual como linguagem de produção, distribuição e consumo na formação de jovens em ambiente escolar

.

Vídeo-vivências : o audiovisual como linguagem de produção, distribuição e consumo na formação de jovens em ambiente escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Vídeo-vivências : o audiovisual como linguagem de produção, distribuição e consumo na formação de jovens em ambiente escolar
Autor Silva, Bruno Dorneles da
Orientador Costa, Luis Edegar de Oliveira
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Assunto Audiovisual
Cinema
Consumo cultural
Educação crítica
[en] Audiovisual
[en] Consumption
[en] Critical education
[en] Media literacy
Resumo Esta Monografia tem por objetivos um diálogo teórico e uma análise sobre os modos operacionais e os sistemas de consumo, distribuição e produção de audiovisual junto à uma turma de vinte estudantes no Primeiro Ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles. Partindo de princípios axiomáticos que redesenham a relação entre docentes e discentes e questionam as formas de lidar com a figura do professor, enquanto ser social e político, este Trabalho aborda o peso e a configuração de um conhecimento cultural, naturalizado em suas formas de consumo, distribuição e produção, adquirido fora do âmbito escolar e que demonstra, cada vez mais, sua importância perante uma formação legítima do estudante enquanto cidadão. Abordando ainda o desenvolvimento das aulas e as experiências obtidas com os estudantes, esta Monografia pretende demonstrar a potência de uma mídia cujo consumo a define como uma força pedagógica ímpar dentro de um cotidiano cada vez mais audiovisual.
Abstract This Monograph aims to a theoretical dialogue and an analysis of the operation modes and consumption systems, distribution and audiovisual production with a class of twenty students in the First Year of Secondary School in Technical School Senator Ernesto Dornelles. Starting from axiomatic principle that redraw the relationship between teachers and students and question the ways of dealing with the teacher's figure, as a social and political been, this work addresses the weight and the configuration of a cultural knowledge, naturalized in their forms of consumption, distribution and production, purchased outside the school environment and that demonstrates, more and more, its importance towards the formation of a legitimate student as a citizen. Also addressing the development of classes and experiences gathered from the students, this monograph intends to demonstrate the power of a media whose consumption demonstrates a unique pedagogical force within a growing audiovisual consuption, day by day.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/129051
Arquivos Descrição Formato
000976620.pdf (3.604Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000976620.zip (3.640Gb) Vídeo Arquivo ZIP Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.