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Contribuição da pós-graduação na formação do enfermeiro na atenção ao idoso no contexto australiano e mundial : revisão integrativa

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Contribuição da pós-graduação na formação do enfermeiro na atenção ao idoso no contexto australiano e mundial : revisão integrativa

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Título Contribuição da pós-graduação na formação do enfermeiro na atenção ao idoso no contexto australiano e mundial : revisão integrativa
Autor Fengler, Fernanda Lais
Orientador Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Educação de pós-graduação em enfermagem
Gerontologia
Serviços de saúde para idosos
Resumo Introdução: Universalmente, o envelhecimento populacional cresce à medida que as pessoas vivem por mais tempo, sendo importante formar enfermeiros para atuar na saúde do idoso. A presente revisão integrativa faz parte de uma investigação maior que versa sobre a formação de pós-graduação de enfermeiros na Austrália na saúde do idoso. Objetivo: Examinar a literatura relevante e atual sobre a contribuição de programas de pós-graduação na formação do enfermeiro para o trabalho e na atenção à saúde da pessoa idosa no contexto australiano e mundial. Métodos: Estudo do tipo Revisão Integrativa (RI) da literatura. A formulação do problema deu-se por intermédio da seguinte questão norteadora: Como programas de graduação e de pós-graduação podem contribuir para a preparação do enfermeiro na atenção à saúde da pessoa idosa?. A pesquisa foi realizada no CINAHL e no PubMed. Foram incluídos 23 artigos e dois livros, todos no idioma inglês. Os resultados dos artigos selecionados foram analisados tendo por base algumas características da publicação e a questão norteadora do estudo. Resultados: Foram identificados 23 artigos e, destes, 61% publicados em revistas americanas. Verifica-se que há um leque de especializações disponíveis em programas de pós-graduação na Austrália e em outros países, com características comuns e outras diversas. Foram identificados como pontos-chave para preparar o enfermeiro para atuar em serviços voltados à população idosa: aquisição de conhecimentos sobre cronicidade das doenças, perfil sociodemográfico, entre outros; desenvolvimento de habilidades específicas (liderança, confiança e compaixão), alcance de competências específicas e contar com apoio da equipe na transição do papel de recém-graduado para o de profissional especializado. Ainda há necessidade de desenvolver estudos de avaliação de programas de pós-graduação para que os currículos, competências e recursos necessários sejam divulgados e discutidos. Considerações finais: Esta revisão integrativa demonstra que o programa de pós-graduação é de fundamental importância para a criação de profissionais de enfermagem competentes. No entanto, não se sabe muito sobre os programas de pós-graduação no cuidado ao idoso.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/129064
Arquivos Descrição Formato
000975644.pdf (903.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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