Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFagundes, Caterine Vilapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-07T02:37:27Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0034-7183pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129069pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to describe the access profile of students from different undergraduate courses at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and their perception about their educational experience prior to entering the university. The academic performance as an indicator of quality of access to higher education is also discussed. This study is exploratory, descriptive and quantitative. Data were collected by questionnaire and submitted to statistical treatment, using SPSS (version 12.0). Sample results indicate a regular domain of competencies and skills acquired that facilitate the development of new learning in higher education. It is concluded that an introduction of interventions on the orientation for the access to higher education, aiming at the quality of the educational process, is imminent.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 95, n. 241 (set./dez. 2014), p. 508-525pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccess to higher educationen
dc.subjectAcesso ao ensino superiorpt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectAcademic performanceen
dc.subjectPedagogical interventionen
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.titlePercepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000972171pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples