Repositório Digital

A- A A+

Inovação na universidade : a pesquisa em parceria

.

Inovação na universidade : a pesquisa em parceria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inovação na universidade : a pesquisa em parceria
Outro título A pesquisa em parceria
Autor Leite, Denise Balarine Cavalheiro
Cunha, Maria Isabel da
Lucarelli, Elisa
Veiga, Ilma Passos Alencastro
Fernandes, Cleoni
Braga, Ana Maria e Souza
Genro, Maria Elly Herz
Ferla, Alcindo Antônio
Campani, Adriana
Campos, Márcia
Alves, Evandro
Nolasco, Luciane
Resumo Neste texto refletimos sobre a experiência de uma pesquisa sobre Inovação na universidade que se desenvolve em quatro instituições públicas de dois países - Brasil e Argentina. Nosso objetivo foi identificar experiências docentes inovadoras que estivessem acontecendo nos espaços micro e macro institucionais. Consideramos que a inovação deveria ser captada por dentro das práticas universitárias, na relação com as orientações paradigmáticas do conhecimento. Nesta perspectiva, compreendemos a inovação como um processo descontínuo, de rupturas com os paradigmas tradicionais vigentes no ensino e na pesquisa, ou como uma transição com reconfiguração de saberes e poderes que está acontecendo em diferentes universidades e em diferentes espaços. Ao olhar para esses espaços, descobrimos que a inovação mais importante reside em fazer a Pesquisa em Parceria. Este texto caracteriza essa “aproximação pela diferença” que tem como resultado a produção de conhecimento.
Abstract In this text, we discuss the experience of the Innovation in universities research project, which is being conducted at four public institutions in two countries: Brazil and Argentina. Our objective was to identify innovative experiences that were occurring in both the micro and the macro arenas of these institutions. We considered that innovation should be identified from within university practices, in the relationship with the paradigmatic orientation of knowledge. This standpoint led us to view innovation as a discontinuous process, which breaks away from the traditional paradigms that are in force in teaching and research, or, alternatively, as a transition process with the reconfiguration of power and knowledge taking place at several universities and in different arenas. Looking into these arenas, we discovered that the most important type of innovation consists of conducting research in a situation of partnership. The present text characterizes this “coming together through differences”, which results in the generation of knowledge.
Contido em Interface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 3, n. 4 (1999), p. 41-52
Assunto Educação
Pesquisa
Universidade
[en] Innovation
[en] Methodological organization
[en] University
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129076
Arquivos Descrição Formato
000301895.pdf (1.529Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.