Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLeite, Denise Balarine Cavalheiropt_BR
dc.contributor.authorCunha, Maria Isabel dapt_BR
dc.contributor.authorLucarelli, Elisapt_BR
dc.contributor.authorVeiga, Ilma Passos Alencastropt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Cleonipt_BR
dc.contributor.authorBraga, Ana Maria e Souzapt_BR
dc.contributor.authorGenro, Maria Elly Herzpt_BR
dc.contributor.authorFerla, Alcindo Antôniopt_BR
dc.contributor.authorCampani, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorCampos, Márciapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Evandropt_BR
dc.contributor.authorNolasco, Lucianept_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:19:55Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129076pt_BR
dc.description.abstractNeste texto refletimos sobre a experiência de uma pesquisa sobre Inovação na universidade que se desenvolve em quatro instituições públicas de dois países - Brasil e Argentina. Nosso objetivo foi identificar experiências docentes inovadoras que estivessem acontecendo nos espaços micro e macro institucionais. Consideramos que a inovação deveria ser captada por dentro das práticas universitárias, na relação com as orientações paradigmáticas do conhecimento. Nesta perspectiva, compreendemos a inovação como um processo descontínuo, de rupturas com os paradigmas tradicionais vigentes no ensino e na pesquisa, ou como uma transição com reconfiguração de saberes e poderes que está acontecendo em diferentes universidades e em diferentes espaços. Ao olhar para esses espaços, descobrimos que a inovação mais importante reside em fazer a Pesquisa em Parceria. Este texto caracteriza essa “aproximação pela diferença” que tem como resultado a produção de conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractIn this text, we discuss the experience of the Innovation in universities research project, which is being conducted at four public institutions in two countries: Brazil and Argentina. Our objective was to identify innovative experiences that were occurring in both the micro and the macro arenas of these institutions. We considered that innovation should be identified from within university practices, in the relationship with the paradigmatic orientation of knowledge. This standpoint led us to view innovation as a discontinuous process, which breaks away from the traditional paradigms that are in force in teaching and research, or, alternatively, as a transition process with the reconfiguration of power and knowledge taking place at several universities and in different arenas. Looking into these arenas, we discovered that the most important type of innovation consists of conducting research in a situation of partnership. The present text characterizes this “coming together through differences”, which results in the generation of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 3, n. 4 (1999), p. 41-52pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversityen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectMethodological organizationen
dc.titleInovação na universidade : a pesquisa em parceriapt_BR
dc.title.alternativeA pesquisa em parceria pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000301895pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples