Repositório Digital

A- A A+

Educação patrimonial : percursos, concepções e apropriações

.

Educação patrimonial : percursos, concepções e apropriações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação patrimonial : percursos, concepções e apropriações
Autor Gil, Carmem Zeli de Vargas
Possamai, Zita Rosane
Resumo Neste texto, percorremos um itinerário no tempo, abordando as relações entre educação e patrimônio e educação e museus. O viés pedagógico acopmanha as práticas dos museus e aquelas vinculadas ao patrimônio, embora possam ser percebidas distinções entre ambas. Enquanto os museus aprofundaram sua missão educativa no tempo, as políticas ligadas ao patrimônio, no Brasil, incorporam apenas recentemente práticas educativas nas suas ações de preservação dos bens culturais. Nesse último contexto, ganhou força a denominada educação patrimonial, surgida no âmbito dos museus e apropriada pela agência deferal de gestão do patrimônio brasileiro e pelas práticas concernentes à memória e aos bens culturais, seja pelos museus e órgãos de gestão deo patrimônio, seja por programas e projetos na educação básica, de modo a inspirar os que refletem e atuam em torno do tema da Educação Patrimonial.
Abstract In this paper, we make a journey in time, addressing the relationship between education and heritage and education and museums. The pedagogical bias follows the practices of museums and those related to herritage, although disctinctions between them can be perceived. While museums deepened its educational mission in time, policies for the cultural property. In this context, emerged the so-called herritage education in the context of museums and appropriated by the federal agency for the administration of Brazilian herritage and the educational institutions. The goal is to understand the appropriations and innovations related to the representations and practices concerning memory and cultural goods, whether by museums and herritage management agencies, or by programs and projects in basic education, in order to inspire that reflect and act around the theme of herritage education.
Contido em Mouseion. Canoas : UnilaSalle. N. 19 (dez. 2014), p. 13-26
Assunto Educação
Patrimônio cultural
[en] Herritage education
[en] IPHAN
[en] Museum
[en] Museum education
[en] School
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129086
Arquivos Descrição Formato
000974540.pdf (376.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.