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Filosofia Buberiana e a produção da pós-graduação stricto sensu brasileira : revisão integrativa

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Filosofia Buberiana e a produção da pós-graduação stricto sensu brasileira : revisão integrativa

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Título Filosofia Buberiana e a produção da pós-graduação stricto sensu brasileira : revisão integrativa
Outro título Buberian philosophy anf the Brazilian stricto sensu postgraduate production : integrative review
Outro título Filosofia buberiana y la producción en el posgrado stricto sensu brasileño : revisión integrativa
Autor Schaurich, Diego
Crossetti, Maria da Graça Oliveira
Padoin, Stela Maris de Mello
Resumo Revisão integrativa que objetivou caracterizar a produção do conhecimento da Pós-Graduação Stricto Sensu brasileira que se desenvolveu à luz da filosofia de Martin Buber. A coleta de dados ocorreu no Banco de Teses da CAPES e 66 produções compuseram a amostra. O período de 2003 a 2007 agrupou a maioria dos estudos que foram defendidos em programas de Educação e Psicologia. A maior parte foi produzida na região Sudeste e focada nas temáticas processo ensino-aprendizagem e sexualidade humana. Conclui-se que a utilização deste referencial, por sua abrangência e complexidade, tem servido a diferentes disciplinas do conhecimento no subsídio a distintos objetos de investigação. Ainda, configura uma alternativa à saúde e à Enfermagem para o desenvolvimento do cuidado relacional-dialógico e humanístico.
Abstract This integrative review aimed to characterize the knowledge production of the Brazilian stricto sensu postgraduate programs, developed in the light of Martin Buber’s philosophy. Data were collected from CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) Data Bank and the sample consisted of 66 productions. Most of the studies were developed in Education and Psychology Programs, and carried out between 2003 and 2007. Most of them were produced in the Southeastern region. The main focus was on the teaching-learning process and human sexuality. One concludes that, due to its broadness and complexity, this referential has assisted different areas of knowledge, and subsidizing distinct objects of investigation. In addition, it represents an alternative to health and to nursing for the development of relational-dialogical and humanistic care.
Resumen Revisión integrativa que tuvo como objetivo caracterizar la producción del conocimiento del Postgrado Stricto Sensu brasileño que se desarrolló a la luz de la filosofia de Martín Buber. La recolección de datos se realizó en el Banco de Tesis de la CAPES y 66 producciones compusieron el muestreo. El período de 2003 a 2007 agrupó la mayoría de los estudios que fueron defendidos en los programas de Educación y de Psicología. La mayor parte de los estudios fueron producidos en la región Sudeste y enfocados en las temáticas proceso enseñanza-aprendizaje y sexualidad humana. Se concluye que la utilización de este referencial, por su amplitud y complejidad, ha servido a distintas disciplinas del conocimiento, configurándose en una alternativa para la salud y la enfermería, en el desarrollo del cuidado relacional, dialógico y humanístico.
Contido em Revista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 64, n.6 (nov./dez. 2011), p. 1132-1140
Assunto Buber, Martin 1878-1965
Filosofia em enfermagem
Pesquisa em enfermagem
[en] Education
[en] Health
[en] Nursing research
[en] Philosophy in nursing
[es] Educación
[es] Filosofía en enfermería
[es] Investigación en enfermería
[es] Salud
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129124
Arquivos Descrição Formato
000850979.pdf (142.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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