Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchaurich, Diegopt_BR
dc.contributor.authorCrossetti, Maria da Graça Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorPadoin, Stela Maris de Mellopt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:26:21Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129124pt_BR
dc.description.abstractRevisão integrativa que objetivou caracterizar a produção do conhecimento da Pós-Graduação Stricto Sensu brasileira que se desenvolveu à luz da filosofia de Martin Buber. A coleta de dados ocorreu no Banco de Teses da CAPES e 66 produções compuseram a amostra. O período de 2003 a 2007 agrupou a maioria dos estudos que foram defendidos em programas de Educação e Psicologia. A maior parte foi produzida na região Sudeste e focada nas temáticas processo ensino-aprendizagem e sexualidade humana. Conclui-se que a utilização deste referencial, por sua abrangência e complexidade, tem servido a diferentes disciplinas do conhecimento no subsídio a distintos objetos de investigação. Ainda, configura uma alternativa à saúde e à Enfermagem para o desenvolvimento do cuidado relacional-dialógico e humanístico.pt_BR
dc.description.abstractThis integrative review aimed to characterize the knowledge production of the Brazilian stricto sensu postgraduate programs, developed in the light of Martin Buber’s philosophy. Data were collected from CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) Data Bank and the sample consisted of 66 productions. Most of the studies were developed in Education and Psychology Programs, and carried out between 2003 and 2007. Most of them were produced in the Southeastern region. The main focus was on the teaching-learning process and human sexuality. One concludes that, due to its broadness and complexity, this referential has assisted different areas of knowledge, and subsidizing distinct objects of investigation. In addition, it represents an alternative to health and to nursing for the development of relational-dialogical and humanistic care.en
dc.description.abstractRevisión integrativa que tuvo como objetivo caracterizar la producción del conocimiento del Postgrado Stricto Sensu brasileño que se desarrolló a la luz de la filosofia de Martín Buber. La recolección de datos se realizó en el Banco de Tesis de la CAPES y 66 producciones compusieron el muestreo. El período de 2003 a 2007 agrupó la mayoría de los estudios que fueron defendidos en los programas de Educación y de Psicología. La mayor parte de los estudios fueron producidos en la región Sudeste y enfocados en las temáticas proceso enseñanza-aprendizaje y sexualidad humana. Se concluye que la utilización de este referencial, por su amplitud y complejidad, ha servido a distintas disciplinas del conocimiento, configurándose en una alternativa para la salud y la enfermería, en el desarrollo del cuidado relacional, dialógico y humanístico.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de enfermagem. Brasília. Vol. 64, n.6 (nov./dez. 2011), p. 1132-1140pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFilosofía en enfermeríaes
dc.subjectBuber, Martin 1878-1965pt_BR
dc.subjectInvestigación en enfermeríaes
dc.subjectFilosofia em enfermagempt_BR
dc.subjectPesquisa em enfermagempt_BR
dc.subjectSaludes
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectPhilosophy in nursingen
dc.subjectNursing researchen
dc.subjectHealthen
dc.subjectEducationen
dc.titleFilosofia Buberiana e a produção da pós-graduação stricto sensu brasileira : revisão integrativapt_BR
dc.title.alternativeBuberian philosophy anf the Brazilian stricto sensu postgraduate production : integrative reviewen
dc.title.alternativeFilosofia buberiana y la producción en el posgrado stricto sensu brasileño : revisión integrativaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000850979pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples