Repositório Digital

A- A A+

Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos

.

Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos
Outro título Teachers´ narratives on language(s) used in deaf education
Autor Karnopp, Lodenir Becker
Resumo Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as experiências de professoras com alunos surdos e com a língua de sinais, em contextos de escolas de surdos, classes especiais ou em situação de inclusão. Aplicamos questionários com perguntas abertas, respondidos por professoras participantes de um curso de capacitação no ensino da Língua Portuguesa para surdos. Das narrativas das professoras podemos inferir que, apesar do reconhecimento da língua de sinais como a língua da educação dos surdos, o uso dessa língua na escolarização acaba não acontecendo, uma vez que quase a metade dos profissionais entrevistados não consegue se comunicar de forma eficiente, em língua de sinais, com seus alunos surdos. Observamos ainda uma variedade de propostas direcionadas ao ensino de leitura e escrita, ligadas, evidentemente, às diferentes concepções de língua e de ensino de língua.
Abstract This paper presents data findings of a research in which teachers´ experiences were analyzed in relation to their deaf students and to sign language, in the school environment, special deaf classrooms or in inclusion context. A questionnaire was applied with open questions, answered by teachers of a qualification course for teachers of Deaf people. The teachers´ narratives showed that, although there is recognition of sign language as an educational language of the deaf people, this requirement seems not to be taken seriously, because almost half of them do not obtain efficient communication with the deaf pupils. In addition, it was observed that there is a variety of proposals for teaching reading and writing, although it presents different conceptions of language and language teaching.
Contido em Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 32, n.2 (jul./dez. 2007), p. 63-78
Assunto Linguagem
Narrativa
Professor
Surdo
[en] Deaf education
[en] Portuguese language
[en] Sign language
[en] Teaching formation
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129170
Arquivos Descrição Formato
000712406.pdf (61.01Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.