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Quando os meninos de Cidade de Deus nos olham

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Quando os meninos de Cidade de Deus nos olham

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Título Quando os meninos de Cidade de Deus nos olham
Outro título When children watch us in City of God
Autor Fischer, Rosa Maria Bueno
Resumo Este artigo tem o objetivo de pensar o filme Cidade de Deus no campo da educação, a partir das ferramentas que a obra de Michel Foucault oferece. Articulam-se no texto três questões principais: a condição de infâmia, exclusão e de anormalidade dos personagens; problematizações a respeito do poder sobre a vida e a morte em nosso tempo; e as relações entre linguagem cinematográfica e “representações da realidade” – vistas a partir das estratégias de direção do cineasta Fernando Meirelles e de suas opções narrativas.
Abstract This text aims to discuss Brazilian movie City of God. The principal theoretical references are Foucault concepts of subject, power and discourse. This paper focuses on possibilities of relating three questions at least: a) abnormality and exclusion of young and poor people in Brazil; b) power over life and death in our times; c) relations between film languages and “reality representation”. The arguments were constructed within the context of Fernando Meirelles’ narrative strategies and his options as a director.
Contido em Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 33, n. 1 (jan./jun. 2008), p. 193-208
Assunto Cinema
Educação
Foucault, Michel 1926-1984
Indivíduo
Poder
Sujeito
[en] Cinema
[en] Foucault
[en] Power
[en] Subject
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129183
Arquivos Descrição Formato
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