Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMutti, Regina Maria Varinipt_BR
dc.contributor.authorAxt, Margaretept_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:29:05Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129188pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista uma pedagogia para ambientes informáticos na Educação a Distância, com foco privilegiado no ensino superior, este estudo se propõe a evidenciar efeitos de sentidos implicados no gesto de interpretação que idealizou uma ferramenta de comunicação (síncrona e assíncrona) - o forchat -, tomando, para análise discursiva, formulações verbais do corpus estudado que tematizam os princípios que a sustentam, nas dimensões de sua finalidade, formato e uso em classes virtuais, constituídas como comunidades de aprendizagem. Os resultados da análise destacam o desvelamento da ilusão do um, a partir da imersão dos participantes no fluxo da interação, suportado por uma outra dimensão espaço-temporal, não capitalística, para trocas interativas, e que reconhece as heterogeneidades dos sujeitos e dos sentidos produzidos, na ordem discursiva da escrita telemática.pt_BR
dc.description.abstractWith a view towards pedagogy for computer-based environments relating to distance learning, and focusing on higher education, this study had the aim of bringing to light the effects of meanings implied in the act of interpretation that has idealized a synchronous and asynchronous communication tool called ForChat. For discursive analysis, verbal formulations were taken from the corpus studied. These provided the themes for the sustaining principles within the dimensions of their purposes, formats and uses in virtual classrooms set up as learning communities. The results from the analysis highlight the uncloaking of the illusion of oneness, from the participants’ immersion in the flow of the interaction, supported by another, noncapitalistic, space-time dimension for interactive exchanges. This dimension recognizes the subjects’ heterogeneities and the meanings produced in the discursive order of the telematic writings.en
dc.description.abstractTeniendo en vista una pedagogía para ambientes informáticos en la Educación a Distancia, con foco privilegiado en la enseñanza superior, este estudio se propone evidenciar efectos de sentidos implicados en el gesto de interpretación que idealizó una herramienta de comunicación (“sincrona” y “asincrona”) - forchat - tomando, para análisis discursivo, formulaciones verbales del corpus estudiado que establecen los temas de los principios que la sustentan en las dimensiones de su finalidad, formato y uso en clases virtuales constituidas como comunidades de aprendizaje. Los resultados del análisis destacan el desvelamiento de la ilusión del uno, a partir de la inmersión de los participantes en el flujo de la interacción, soportado por otra dimensión espaciotemporal, no capitalista, para cambios interactivos y que reconoce las heterogeneidades de los sujetos y de los sentidos producidos en el orden discursivo del escrito telemático.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatú, SP. Vol. 12, n. 25 (abr./jun. 2008), p. 347-361pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectLearning computer based environments and interactionen
dc.subjectAmbiente computacionalpt_BR
dc.subjectForchaten
dc.subjectTecnología educacionales
dc.subjectEducación a distânciaes
dc.subjectEducación superiores
dc.subjectAmbientes virtuales de aprendizaje y interacciónes
dc.subjectForchates
dc.titlePara uma posição enunciativa no discurso pedagógico mediado por ambientes virtuais de aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000659611pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples