Repositório Digital

A- A A+

Concepções de corpo na educação da postura

.

Concepções de corpo na educação da postura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Concepções de corpo na educação da postura
Outro título Body conceptions within postural education
Autor Vieira, Adriane
Souza, Jorge Luiz de
Resumo Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.
Abstract This article discusses the impact of different body conceptions within postural education. Body and Health Anthropology states that different ways of treating the body contribute to produce different bodies. Having knowledge from different fields give us the possibility to have a multidimensional view of the body and allow us to discuss the biomedical approach, which has been dominant in postural education. Emphasizing the mechanical and perceptive body approach we offer reflections about the parameters that give support to different body conceptions within postural education, and about the bodies they are helping to generate.
Contido em Educação & realidade. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2006), p. 145-162.
Assunto Educação somática
Postura corporal
[en] Body posture
[en] Postural education
[en] Somatic education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129221
Arquivos Descrição Formato
000623227.pdf (19.02Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.