Repositório Digital

A- A A+

Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens

.

Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os devires do território-escola : trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens
Outro título The becoming of the school-territory : passages, agencies and their multiple landscapes
Autor Oliveira, Andreia Machado
Fonseca, Tania Mara Galli
Resumo Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens. O presente artigo propõe uma análise da escola em sua singularidade a partir de um paradigma ético-estético sobre a Educação. Tal abordagem concebe a escola como multiplicidade, uma vez que é constituída por uma trama rizomática de olhares e paisagens. A imagem da escola - paisagens perpassa o texto em um percurso que se inicia nos conceitos de plano, território e paisagem – formulados por Deleuze e Guattari –, chegando à noção de individuação proposta por Simondon. Seus contornos mutantes delineiam-se nos movimentos do ritornelo entre os planos estriados, perceptíveis e os planos lisos, imperceptíveis. A escola, como obra de arte, torna-se um posicionamento político calcado em experiências que desacomodam e abrem os devires da Educação.
Abstract This paper proposes an analysis of the school in its singularity based upon an ethic-aesthetic Education paradigm. Such approach understands the school as a multiplicity, once it constitutes a rhizomatic web of looks and landscapes. The image of landscapes-school is present throughout the paper and departs from Deleuze’s and Guattari’s concepts of plan, territory, and landscape, arriving at Simondon’s individuation construct. Its mutating contours are outlined in the ritornello movements among the perceptible, fluted plans, and the imperceptible, smooth plans. School, as a piece of art, becomes a political position shaped by disaccommodating experiences leading to Education changes.
Contido em Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 31, n. 2 (jul./dez. 2006), p. 135-153
Assunto Arte
Deleuze, Gilles 1925-1995
Escola
Guattari, Felix 1930-1992
Imagem
Simondon, Gilbert 1924-1989
[en] Art
[en] Changes
[en] Landscapes
[en] School
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129225
Arquivos Descrição Formato
000610966.pdf (69.61Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.