Repositório Digital

A- A A+

A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso

.

A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A superação das limitações na criação da página pessoal para internet : um estudo de caso
Autor Estabel, Lizandra Brasil
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Santarosa, Lucila Maria Costi
Resumo Este trabalho apresenta a criação da página pessoal para internet por uma professora/aluna com limitação visual, participante do Programa Nacional de Informática na Educação Especial (PROINESP), da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (SEEsp/ MEC) ministrado pela equipe do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pela Prof. Drª Lucila Maria Costi Santarosa. Observa-se, a partir da atividade proposta, a superação das suas limitações, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Buscaram-se várias alternativas, formas de comunicação, tecnologias adequadas para a realização da atividade proposta, onde se constatou uma postura de compartilhamento onde cada um tem muito para cooperar, para doar-se na busca de uma construção coletiva e na superação das limitações, sejam estas físicas e/ou tecnológicas. Através da educação e do uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) passa a ser uma realidade a inclusão social e digital das PNEEs com limitação visual.
Abstract This work presents a personal page created for the internet by a teacher/student with visual impairment who participates in the National Computer Program on Special Education (PROINESP in Brazil) sponsored by the Special Education Secretary of the Education Minister Bureau (SEEsp / MEC in Brazil). The program is managed by the Computer Core on Special Education (NIEE in Brazil) from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS in Brazil) and coordinated by the Professor and Doctor Mrs. Lucila Maria Costi Santarosa. It has been observed on that proposed activity an overcoming situation on the challenges faced by the individual through a Virtual Learning Environment. It has sought some alternatives, communication ways and technological tools which fit appropriately to accomplish that task. It is realized a sharing posture by each member of the group to seek a collective accomplishment on overcoming their limitations, being physical or even technological. Therefore, it can be possible a social and digital inclusion of visual impaired PSENs through education and Communication and Digital Technologies programs.
Contido em Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 9, n. 1 (jan./jun. 2006), p. 39-51
Assunto Ambiente de aprendizagem
Inclusão digital
Inclusão social
Informática na educação
Internet
Pessoas com deficiência
[en] Collaboration
[en] Computer science in the special education
[en] Cooperation
[en] Virtual learning environment
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129226
Arquivos Descrição Formato
000610316.pdf (76.90Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.