Repositório Digital

A- A A+

Cenários da educação infantil

.

Cenários da educação infantil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cenários da educação infantil
Outro título Sceneries of children’s education
Autor Cunha, Susana Rangel Vieira da
Resumo Este artigo desenvolve reflexões em torno das inúmeras imagens presentes nas instituições infantis e sobre o caráter pedagógico que elas assumem na educação das crianças. Trato as composições imagéticas dos espaços educativos como cenários, um dispositivo cênico-pedagógico que ultrapassa a função inicial de embelezamento das ambiências e atua como formas e fôrmas de ensinar, junto com as outras modalidades pedagógicas do currículo explícito.
Abstract This paper presents some reflections around the countless images present in children’s education institutions and the pedagogical character they assume in children’s education. I treat the imagetic compositions of the educational spaces as sceneries, scenic-pedagogic devices that go beyond their initial function of decorating environments and act as forms and moulds of teaching, alongside the other pedagogic modalities of the explicit curriculum.
Contido em Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 30, n. 2 (jul./dez. 2005), p. 165-185
Assunto Arte
Cultura
Cultura visual
Educação
Educação infantil
Estudos culturais
Imagem
[en] Children’s education
[en] Visual culture
[en] Visual pedagogies
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129247
Arquivos Descrição Formato
000559852.pdf (154.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.