Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFischer, Nilton Buenopt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:32:50Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129281pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo desenvolvo argumentos que procuram afirmar a indispensável parceria com autores filiados ao campo da antropologia e sociologia, na compreensão de como “práticas sociais de escolarização” de jovens e adultos precisam de categorias de análise oriundas dessas duas áreas. Ao tomar duas experiências dentro de um projeto de escolarização na periferia de Porto Alegre, junto aos homens e mulheres recicladores do lixo urbano, proponho a superação de reducionismos classificatórios, tanto na idealização como na manipulação dos conhecimentos produzidos por esses trabalhadores. Nas conclusões, enfatizo a importância da escuta qualificada desses sujeitos, para oportunizar situações de “ensino-aprendizagem” relacionais (entre sujeitos e entorno social), bem como para a construção de ferramentas de análise aos educadores presentes nesses espaços.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, I develop some reasons that try to affirm the strength of a partnership with authors that belong the anthropological and sociological fields, regarding the comprehension in how “schooling social praxis” of young and adult people need analytical categories from both fields. Using two experiences from a schooling project in poor neighborhoods from the city of Porto Alegre, regarding men and women who work as urban garbage recyclers, I propose the overcoming of classificatory limitations, not only in the idealization but also in the manipulation of the knowledge produced by these workers. In the conclusion, I emphasize the importance of listening to these people in order to offer teaching-learning situations in a relational form between the people and their social environment, collaborating in the construction of analytical tools for the educators that work in these places.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 201-217pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectAdult educationen
dc.subjectPeriferia urbanapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducation in urban peripheral areasen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleAprendizagens com adultos recicladorespt_BR
dc.title.alternativeLearnings with adult recyclers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000499999pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples