Repositório Digital

A- A A+

Projeto BIOS : a fotografia como elemento de percepção, visão e interferência nas questões ambientais

.

Projeto BIOS : a fotografia como elemento de percepção, visão e interferência nas questões ambientais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Projeto BIOS : a fotografia como elemento de percepção, visão e interferência nas questões ambientais
Autor Bitt-Monteiro, Mario
Resumo Objetiva-se com este artigo, apresentar o Projeto BIOS, que vem sendo desenvolvido há mais de seis anos pelo Núcleo de Fotografia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS), como uma atividade de pesquisa e extensão, junto à Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, e mais recentemente junto às escolas municipais de 1º. e 2º. Graus de São José dos Ausentes, RS . Apresenta as suas linhas de ação, que priorizam a colocação da Fotografia como vetor principal de apoio à Educação Ambiental junto a diversos públicos. Também discorre sob que forma a Fotografia está sendo aplicada, abrangendo suas questões teórico-filosóficas, suas interferências no desenvolvimento de maiores estágios das percepções, leitura e críticas às questões ambientais alcançadas pelos públicos envolvidos. Concomitante a isso, versa sobre as maneiras como vem sendo desenvolvida e aplicada a Teoria dos Universos Circundantes (MONTEIRO, 2000), enquanto método de percepção ambiental e obtenção fotográfica, nos trabalhos de fotografia ambiental e fotografia biológica.
Abstract The objective of this article is to present PROJETO BIOS (Bios Project), which has been developed for over six years by the Photography Center of FABICO/ UFRGS, as an activity of research and extension, with the Zoobotanic Foundation of Rio Grande do Sul and, more recently, with public schools in São José dos Ausentes, RS, Brazil. it presents the project's field of action, which gives priority to photography as the main way to support Environmental Education for different types of public. It also reports on how Photography is being applied, comprising its theoretical and philosophical matters and its influence on the development of higher levels of perception, interpretation and criticism of environmental issues achieved by the individuals involved. Concomitantly, it explains how the Theory of the Surrounding Universes (MONTEIRO, 2000) is being developed and applied, as a method of environmental perception and photographic attainment, in the works of Environmental and Biological Photography.
Contido em Em Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vol. 10, n.2 (jul./dez. 2004), p. 359-372
Assunto Educação ambiental
Fotografia ambiental
Percepção visual
[en] Environmental education
[en] Environmental photography
[en] Nature preservation
[en] Visual perception
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129286
Arquivos Descrição Formato
000494468.pdf (508.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.