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dc.contributor.authorBitt-Monteiro, Mariopt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:33:02Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1807-8893pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129286pt_BR
dc.description.abstractObjetiva-se com este artigo, apresentar o Projeto BIOS, que vem sendo desenvolvido há mais de seis anos pelo Núcleo de Fotografia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS), como uma atividade de pesquisa e extensão, junto à Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, e mais recentemente junto às escolas municipais de 1º. e 2º. Graus de São José dos Ausentes, RS . Apresenta as suas linhas de ação, que priorizam a colocação da Fotografia como vetor principal de apoio à Educação Ambiental junto a diversos públicos. Também discorre sob que forma a Fotografia está sendo aplicada, abrangendo suas questões teórico-filosóficas, suas interferências no desenvolvimento de maiores estágios das percepções, leitura e críticas às questões ambientais alcançadas pelos públicos envolvidos. Concomitante a isso, versa sobre as maneiras como vem sendo desenvolvida e aplicada a Teoria dos Universos Circundantes (MONTEIRO, 2000), enquanto método de percepção ambiental e obtenção fotográfica, nos trabalhos de fotografia ambiental e fotografia biológica.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this article is to present PROJETO BIOS (Bios Project), which has been developed for over six years by the Photography Center of FABICO/ UFRGS, as an activity of research and extension, with the Zoobotanic Foundation of Rio Grande do Sul and, more recently, with public schools in São José dos Ausentes, RS, Brazil. it presents the project's field of action, which gives priority to photography as the main way to support Environmental Education for different types of public. It also reports on how Photography is being applied, comprising its theoretical and philosophical matters and its influence on the development of higher levels of perception, interpretation and criticism of environmental issues achieved by the individuals involved. Concomitantly, it explains how the Theory of the Surrounding Universes (MONTEIRO, 2000) is being developed and applied, as a method of environmental perception and photographic attainment, in the works of Environmental and Biological Photography.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vol. 10, n.2 (jul./dez. 2004), p. 359-372pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental photographyen
dc.subjectFotografia ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectVisual perceptionen
dc.subjectNature preservationen
dc.subjectPercepção visualpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.titleProjeto BIOS : a fotografia como elemento de percepção, visão e interferência nas questões ambientaispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000494468pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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