Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFonseca, Virginia Pradelina da Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:34:13Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn1807-8893pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129316pt_BR
dc.description.abstractEste artigo visa a uma reflexão crítica, a partir de fontes bibliográficas, a respeito do processo de implantação e consolidação das indústrias culturais no Brasil e da relação desse processo com o ingresso do País na etapa monopólica do capitalismo. Para isso, primeiramente, procura-se analisar o período em que esse tipo de organização surge com relevância nos países do mundo capitalista avançado e o papel que exerce na construção de uma hegemonia de classe. Na seqüência, tratase da especificidade da experiência brasileira de implantação e consolidação das indústrias culturais e levantam-se algumas possibilidades de reflexão. A perspectiva teórica predominante na análise é a da Economia Política da Comunicação.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to conduct a critical reflection, starting from bibliographical sources, about the process of growing and consolidation of cultural industry in Brazil and the relations between those processes and a new stage for the country entering a monopolistic capitalism. To do so, we first try to analyze the period when this kind of organization grew in importance in advanced capitalist nations and the role it played in the building of class hegemony. After that, we deal with the specificity of the Brazilian experience to implant and consolidate cultural industries, and we suggest some possibilities for further reflections. The prevailing theoretical perspective of analysis is that of Political Economy of the Communication.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n.2 (jul./dez. 2003), p. 309-326pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndústria cultural : Brasilpt_BR
dc.subjectCultural industryen
dc.subjectCapitalismen
dc.titleIndústrias culturais e capitalismo no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCultural industry and capitalism in Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000436012pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples