Repositório Digital

A- A A+

Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS

.

Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise das características e percepção de alunos de educação à distância : um estudo longitudinal no Curso de Biblioteconomia da UFRGS
Outro título Analysis of characteristics and perception of distance learning students: a longitudinal study on the library science course of UFRGS
Autor Caregnato, Sonia Elisa
Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Resumo Investiga características e percepções dos alunos de disciplinas de educação a distância realizados no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a fim de refletir sobre as práticas adotadas para esta modalidade de ensino. Ferramentas da internet tais como e-mail, listas de discussão, chats, páginas da web e ambiente de ensino a distância foram empregadas nessas disciplinas para apoiar as atividades de ensino-aprendizagem e a interação entre alunos e professores. Os dados foram coletados a partir de questionários aplicados ao final das disciplinas e dos relatos feitos nos diários de bordo durante três semestres. Resultados sugerem que os alunos são críticos da experiência, percebendo tanto vantagens quanto desvantagens na modalidade de ensino a distância.
Abstract The article investigates characteristics and perceptions of distance learning librarianship students from the Federal University of Rio Grande do Sul, in order to consider best practices for this teaching method. Internet tools such as e-mail, discussion lists, chats, web pages and virtual learning environments were used during the courses to support teaching and learning and the interaction amongst students and tutors. Data were collected by means of questionnaires filled in at the end of the courses and reports made on diaries during three semesters. Results suggest that students are critical about the experience, pointing both advantages and disadvantages of the distance learning method.
Contido em Em Questão : revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Vol. 9, n.1 (jan./jun. 2003), p. 11-24
Assunto Biblioteconomia
Educação a distância (EaD)
Ensino superior
Internet
Tecnologia da informação
[en] Distance learningt
[en] Information and communication technologies
[en] Librarianship education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129336
Arquivos Descrição Formato
000399600.pdf (395.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.