Repositório Digital

A- A A+

O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física

.

O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física
Outro título The role of mental modelling of the statements in physics problem solving
Autor Costa, Sayonara Salvador Cabral da
Moreira, Marco Antonio
Resumo Este trabalho, fundamentado na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird (1983, 1996), dá continuidade ao nosso projeto sobre modelagem mental em resolução de problemas (Costa e Moreira, 1998), enfocando a dificuldade que alunos de Mecânica Geral, disciplina do currí culo básico dos cursos de Engenharia e Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, apresentam para modelar mentalmente o enunciado do problema. Foi usada uma metodologia qualitativa baseada nos depoimentos verbais (durante aulas específicas de resolução de problemas) e escritos nas verificações de aprendizagem), de alunos das turmas de um dos autores, durante o período 1º semestre de 1998 a 1º semestre de 2000. O tema abordado foi Cinemática de um ponto material. Os resultados parecem corroborar nossa hipótese de que a representação mental do enunciado de um problema, apresentado através de um discurso linguístico, acompanhado ou não de representação pictórica, pode ser favorecida pelo ensino explícito da modelagem física das situações enfocadas no enunciado.
Abstract This paper, based on Johnson-Laird's mental models theory (1983, 1996), is a sort of progress report of our project on mental modeling in problem solving, focusing on the diÆculties that students of General Mechanics, a subject of the basic curriculum of engineering courses of the Catholic University of Rio Grande do Sul, present to mentally model the statement of the problem. A qualitative methodology was used based on students verbal (during problem solving classes) and written (in quizzes and exams) discourse, during the period of time between the rst semester of 1998 and the rst semester of 2000. The topic was Kinematic of a material particle. Research ndings seem to support our hypothesis that the mental representation of the statement of a problem, presented through linguistic discourse, accompanied or not of a pictoral representation , might be facilitated by the explicit teaching of the physical modeling of the situations involved in that statement.
Contido em Revista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 1 (mar. 2002), p. 61-74
Assunto Ensino superior
Mecânica
Modelos mentais
Resolução de problemas
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/129358
Arquivos Descrição Formato
000328687.pdf (306.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.