Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGiaconi, Catiapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorRossi, Pier Giuseppept_BR
dc.date.accessioned2015-11-10T02:41:02Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1982-0216pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129408pt_BR
dc.description.abstractO artigo utiliza abordagens teóricas como simplexidade (simplexity), neurociências e enactivismo para discutir cenários cotidianos de sala de aula. Busca transpor a clássica divisão bipolar entre mente e corpo, por meio destas abordagens das ciências cognitivas. Dois experimentos sobre o papel do corpo na didática são apresentados para demonstrar a relevância da conscientização do corpo, para melhorar o desempenho em sala de aula. O primeiro experimento utiliza o neurofeedback para medir a temperatura corporal, como meio para entender o papel do corpo na auto-regulação e gestão da atenção. O segundo utiliza um bracelete multi-sensor, que fornece dados sobre a energia gasta pelo professor nas atividades cotidianas em sala de aula. Pesquisadores italianos e brasileiros cooperam para que esta trajetória experimental de didática inclusiva, seja utilizada em classes com crianças e adolescentes com Déficit de Atenção e Hiperatividade.pt_BR
dc.description.abstractThe article uses theoretical approaches as simplexity, neuroscience and enactivism to discuss everyday classroom activities. It tries to transpose the classical bipolar division between mind and body, through these approaches in cognitive science. Two experiments on the body’s role in teaching are presented to demonstrate the relevance of the awareness of the body, to improve performance in the classroom. The first experiment uses neurofeedback to measure the body temperature, as a means to understand the role of the body in self-regulation and control of the attention. The second uses a bracelet multisensor, which provides data on the energy spent by the teacher in daily activities in the classroom. Italian and Brazilian researchers cooperate in this experimental path of inclusive teaching, to be used in classes with children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity Disorder.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista CEFAC. São Paulo. Vol. 16, n. 1 (jan./fev. 2014), p. 336-345pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectSimplexityen
dc.subjectEnactivismen
dc.subjectNeurofeedbacken
dc.titleDar corpo à didática : diálogos internacionaispt_BR
dc.title.alternativeShaping the teaching : international dialoguesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000971756pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples