Repositório Digital

A- A A+

Modelo de previsão de risco de crédito com atribuição do limite através do lucro previsto

.

Modelo de previsão de risco de crédito com atribuição do limite através do lucro previsto

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelo de previsão de risco de crédito com atribuição do limite através do lucro previsto
Autor Costa, Andressa Bruna
Orientador Selau, Lisiane Priscila Roldão
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
Assunto Modelo de previsão
Regressão linear múltipla
Resumo O objetivo do presente trabalho é propor um modelo de previsão de crédito, através de regressão linear múltipla, em que a decisão da concessão é uma baseada na medida monetária do lucro esperado por cada proponente. Neste modelo, são reprovados aqueles com os quais se espera uma medida de lucro menor que zero, ou seja, prejuízo e, por outro lado, por representarem ganho, sugerir a atribuição do limite de crédito somente aos aprovados pelo modelo, de forma condizente com a medida monetária de lucro esperado. O desenvolvimento do modelo consiste de três grandes etapas: 1) pré-processamento, 2) construção e avaliação do modelo, e 3) sistemática para a atribuição do limite. Na primeira etapa, são desenvolvidos os passos: (i) delimitação da população, (ii) seleção da amostra, e (iii) análise preliminar. A segunda etapa envolve os passos: (i) construção do modelo e (ii) avaliação da qualidade do modelo. A terceira e última etapa consiste da avaliação do lucro esperado e da atribuição do limite equivalente ao valor de venda necessário para se observar tal lucro. O estudo envolveu dados reais de concessão de crédito de uma rede de farmácias. De forma a identificar o aumento potencial nos ganhos através da utilização do modelo de previsão, são avaliados os cenários anterior e posterior à implementação do modelo, que demonstra uma inversão de resultados, passando de um prejuízo a lucro, mesmo com menos da metade dos clientes aprovados em relação ao cenário de aprovação de todos os clientes. Também é realizada uma análise de sensibilidade sugerindo que mesmo aprovando aqueles com os quais se espera prejuízo, acima de determinada faixa, o resultado acumulado continua sendo positivo. Nesse sentido, o modelo de previsão com variável resposta contínua, que avalia o lucro esperado, mostra-se uma ferramenta efetiva na concessão de crédito e atribuição do limite.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/129412
Arquivos Descrição Formato
000976756.pdf (338.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.