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dc.contributor.authorRodrigues, Jaqueline de Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorNobre, Alexandre de Pontespt_BR
dc.contributor.authorGauer, Gustavopt_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.date.accessioned2015-11-10T02:41:06Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1413-389Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129413pt_BR
dc.description.abstractEstímulos em tarefas de avaliação neuropsicológica da leitura de palavras devem ser sensíveis aos efeitos psicolinguísticos e aos tipos de erros que indiquem processamentos falhos e preservados. O objetivo deste estudo foi apresentar o processo de construção de uma tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras e avaliar o desempenho de leitores profi cientes. Foram utilizados estímulos selecionados de listas de palavras, considerando os critérios de frequência, extensão, lexicalidade e regularidade, que passaram por um processo de análise entre três juízes. Para a avaliação do desempenho, participaram 35 crianças (M = 10,80; DP = 0,83 anos) de escolas particulares de Porto Alegre e 54 adultos, divididos em dois grupos de escolaridade: até 10 anos de estudo (n = 25) e 11 ou mais anos de estudo (n = 29). Observaram- se os efeitos psicolinguísticos de lexicalidade, frequência, extensão e regularidade, indicando que os estímulos da tarefa eram apropriados. O desempenho na tarefa correlacionou-se signifi cativa e positivamente com escolaridade e hábitos de leitura e escrita. Na comparação entre grupos, observou- -se que os adultos com menor escolaridade tiveram desempenho inferior ao dos adultos com maior escolaridade e das crianças. Além de ressaltar a infl uência da idade e da escolaridade dos participantes, os dados apresentados podem auxiliar clínicos que desejam utilizar essa tarefa em uma avaliação mais aprofundada da leitura de palavras e pseudopalavras.pt_BR
dc.description.abstractStimuli in tasks for neuropsychological assessment of word reading should be sensitive to psycholinguistic effects and to types of errors which may indicate impaired and preserved abilities in reading. The aim of this study was to present the process of construction of a word and pseudoword reading task for adults and evaluate the performance of profi cient readers in the task. Stimuli were selected from word lists, considering the criteria of frequency, extension, lexicality and regularity, and underwent an evaluation process between judges. For the assessment of performance, 35 children (M = 10.80; SD = .83 years) from private schools in Porto Alegre, Brazil, and 54 adults, divided in two groups: 10 or less years of study (n = 25) and 11 or more years of study (n = 29). The psycholinguistic effects of lexicality, frequency, extension and regularity were observed, indicating that the stimuli were appropriate. Performance in the tasks correlated signifi cantly and positively with education and reading and writing habits. In the comparison between groups, adults with lower education exhibited lower performance compared to adults with higher education and to children. Besides highlighting the infl uence of age and education of the participants, the data may help clinicians who wish to use this task in a more detailed assessment of word reading.en
dc.description.abstractLos estímulos en las tareas de evaluación neuropsicológica de la lectura de palabras deben ser sensibles a los efectos psicolinguísticos y a los tipos de errores que indican procesamientos defi cientes y conservados. El objectivo de este estudio fue presentar el proceso de construcción de una tarea de lectura de palabras y pseudopalabras y el desempeño de lectores profi cientes. Se utilizó estímulos seleccionados de listas de palabras, teniendo en cuenta los criterios de frecuencia, extensión, lexicality y regularidad, que han sido sometidos a un proceso de análisis entre tres jueces. Para la evaluación del desempeño, participaron 35 niños (M = 10.80; SD = .83 años) de escuelas privadas de Porto Alegre, Brasil, y 54 adultos, divididos en dos grupos de escolaridad: hasta 10 años de estudio (n = 25) y 11 o más años de estudio (n = 29). Se observaron efectos de lexicalidad, frecuencia, extensión y regularidad, lo que indica que los estímulos de la tarea eran adecuados. El rendimiento de la tarea se correlacionó signifi cativa y positivamente con escolaridad y hábitos de lectura y escritura. En la comparación entre grupos, fue observado que el grupo de adultos con menor escolaridad ha tenido desempeño inferior al grupo de adultos con mayor escolaridad e a los niños. Además de enfatizar la infl uencia de la edad e de la escolaridad de los participantes, los datos que se presentan pueden ayudar a los clínicos que desean utilizar esta tarea en una evaluación más a fondo de la lectura de palabras.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTemas em psicologia. São Paulo. Vol. 23, n.2 (2015), p. 413-429.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectNeuropsychological assessmenten
dc.subjectAvaliacao neuropsicologicapt_BR
dc.subjectAdultsen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectDual-route modelen
dc.subjectLecturaes
dc.subjectEvaluación neuropsicológicaes
dc.subjectAdultoses
dc.subjectNiñoses
dc.subjectModelo de doble-rutaes
dc.titleConstrução da tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras (TLPP) e desempenho de leitores proficientespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000973863pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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