Repositório Digital

A- A A+

UNASUL e a integração política da América Latina : aspectos históricos e perspectivas

.

UNASUL e a integração política da América Latina : aspectos históricos e perspectivas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título UNASUL e a integração política da América Latina : aspectos históricos e perspectivas
Autor Manriquez, Saulo de Tarso Silvestre Sanhueza
Orientador Gomes, Joséli Fiorin
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Direito. Curso de especialização em Direito Internacional, Ambiental e Consumidor.
Assunto Integração latino-americana
União de Nações Sul-Americanas
[es] Bolivarianismo
[es] Integración latinoamericana
[es] Integración política de América del Sur
[es] Seguridad regional
[es] UNASUR
Resumo O estudo tem por objetivo central analisar a questão da integração da América Latina, enfatizando as mudanças e os principais aspectos do modelo de integração regional trazido pela União de Nações Sul-americanas, a UNASUL. Visando cumprir o objetivo proposto, inicia com a apresentação de um resumo sobre a história da integração latino-americana, que tem por escopo permitir a identificação dos atores, das ideias e das ênfases dadas às diversas iniciativas integracionistas verificadas na região nos últimos dois séculos. A partir da apresentação dos principais processos de integração experimentados na América Latina, concentra-se na investigação do modelo integracionista proposto pela UNASUL, destacando os objetivos do mesmo. Considerando que a UNASUL é uma proposta de integração voltada para a América do Sul, o estudo analisa as diferenças dessa proposta em relação a outro importante processo integracionista sul-americano: o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Subsidiariamente, mostra a relação da UNASUL com outros processos de integração latino-americanos. Na segunda parte, o estudo enfoca-se no aspecto político da integração conduzida pela UNASUL. Em seguida, analisa as ações concretas que favorecem a perspectiva da integração política sul-americana. Nesse sentido aborda a relação entre as iniciativas do bolivarianismo e a UNASUL e, bem como, analisa a questão da segurança regional, focando-se na criação do Conselho de Defesa Sul-americano.
Resumen El estudio tiene como objetivo principal analizar el tema de la integración de América Latina, con énfasis en los cambios y los principales aspectos del modelo de integración regional presentado por la Unión de Naciones Suramericanas, UNASUR. Buscando cumplir el objetivo propuesto, inicia con la presentación de un resumen de la historia de la integración latinoamericana, que tiene por propósito permitir la identificación de los actores, de las ideas y las énfasis dadas a las diversas iniciativas integracionistas registradas en la región en los últimos dos siglos. A partir de la presentación de los principales procesos de integración experimentados en América Latina, se centra en la investigación del modelo de integración propuesto por la UNASUR, destacando sus objetivos. Considerando que la UNASUR es una propuesta de integración orientada para la América del Sur, el estudio analiza las diferencias de esta propuesta en relación a otro importante proceso de integración suramericano: el Mercado Común del Sur (Mercosur). Subsidiariamente, muestra la relación de UNASUR con otros procesos de integración latinoamericanos. La segunda parte del estudio se centra en el aspecto político de la integración impulsada por la UNASUR. En seguida, analiza las acciones concretas que favorecen la perspectiva de la integración política de América del Sur. En este sentido se refiere a la relación entre las iniciativas de UNASUR y el bolivarianismo y, también, examina la cuestión de la seguridad regional, centrándose en la creación del Consejo Sudamericano de Defensa.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/129432
Arquivos Descrição Formato
000974653.pdf (698.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.