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dc.contributor.authorZortéa, Maxcielpt_BR
dc.contributor.authorJou, Graciela Inchausti dept_BR
dc.contributor.authorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.date.accessioned2015-11-11T02:40:43Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0103-863Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129505pt_BR
dc.description.abstractThe way adults perceive and regulate learning (metamemory) is an important indicator of how they perform on memory tasks. This study assessed memory monitoring, control and performance in young and intermediate-age adults according to item type (with or without semantic relation), type of judgment of learning (JOL - immediate or delayed), and age. Twenty-six young adults (M = 22 years old) and 18 intermediate-age adults (M = 47 years old) participated, who responded to an experimental paradigm to evaluate metamemory. Results showed that related word-pairs received higher magnitude for the JOLs and better cued-recall scores. JOLs’ accuracy was similar between the age groups, delayed JOLs being more accurate only for young adults. Intermediate-age adults apparently based their allocation of study time less on JOLs or cued-recall than young adults.en
dc.description.abstractA maneira como adultos percebem e regulam a aprendizagem (metamemória) é importante indicador de como desempenham tarefas de memória. O objetivo deste estudo foi avaliar o monitoramento, o controle e o desempenho de memória em adultos jovens e de idade intermediária conforme tipo de item na tarefa (pares de palavras com e sem relação semântica), o momento em que os JOLs foram feitos (JOLs imediatos e tardios) e idade. Participaram 26 adultos jovens (M = 22 anos) e 18 adultos de idade intermediária (M = 47 anos), que responderam a um paradigma experimental de metamemória. Observou-se que pares de palavras relacionados levaram à maior magnitude dos JOLs e melhores escores na evocação com pista. A precisão dos JOLs foi semelhante para os grupos etários, sendo JOLs tardios mais precisos apenas para adultos jovens. Adultos de idade intermediária contaram menos com seus JOLs ou com a evocação com pista para guiar o tempo de reestudo do que adultos jovens.pt_BR
dc.description.abstractLa forma en que los adultos perciben y regulan el aprendizaje (metamemoria) es un indicador importante de cómo ejecutan tareas de memoria. La finalidad de este estudio fue evaluar el monitoreo, control y desempeño de memoria en adultos jóvenes y de edad intermediaria de acuerdo al tipo de estímulo (pares de palabras con o sin relación semántica), tipo de juzgamiento de aprendizaje (JOL - inmediato y retrasado), y edad. Participaron 26 adultos jóvenes (M = 22 años de edad) y 18 adultos de edad intermediaria (M = 47 años), que respondieron a un paradigma experimental de metamemória. Fue observado que los pares de palabras relacionadas condujeron a un aumento de magnitud de los JOLs y una mejor recuperación con pista. La precisión de JOL fue similar en ambos grupos de edad, siendo que JOLs retrasados tuvieran mayor precisión sólo para adultos jóvenes. Adultos de edad intermediaria parecen haber basado su tiempo de re-estudio menos en sus JOLs o recuperación con pista que los adultos jóvenes.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPaidéia : cadernos de educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto, SP. Vol. 25, n. 61 (maio/ago. 2015), p. 241-249.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectmetacognitionen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectmemoryen
dc.subjectdevelopmental age groupsen
dc.subjectmetacogniciónes
dc.subjectmemoriaes
dc.subjectgrupos por edades
dc.titleMemory monitoring and control in young and intermediate-age adultspt_BR
dc.title.alternativeMonitoramento e controle de memória em adultos jovens e de idade intermediária en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000974873pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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