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Análise de bem-estar animal para frango de corte durante o transporte e período de espera pré abate em ambiente climatizado

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Análise de bem-estar animal para frango de corte durante o transporte e período de espera pré abate em ambiente climatizado

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Título Análise de bem-estar animal para frango de corte durante o transporte e período de espera pré abate em ambiente climatizado
Autor Morgan, Rafaela Bom
Orientador Bergmann, Guiomar Pedro
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Veterinária. Curso de Especialização em Produção, Tecnologia e Higiene de Produtos de Origem Animal.
Assunto Avicultura
Bem-estar animal
Manejo animal
Pré-abate
Produtos de origem animal
Transporte : Animais
[en] Animal welfare
[en] Poultry production
[en] Preslaughter operations
[en] Transport
Resumo O bem-estar dos animais de produção é assunto que motiva interesses e integra discussões na atualidade. As definições de bem-estar animal têm sido amplamente debatidas junto à comunidade científica internacional durante as últimas décadas. A linha conceitual mais aceita trata o bem-estar animal dentro de um enfoque multidimensional, abrangendo emoções, funcionamento biológico e comportamento natural. As aves são expostas a um número de fatores estressantes durante a etapa de transporte da granja ao matadourofrigorífico. Propõe-se que os desafios térmicos (cargas térmicas elevadas e estresse pelo frio) constituem a principal ameaça para o bem-estar e sobrevivência das aves. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo i) avaliar a condição térmica proporcionada as aves no interior das gaiolas em duas posições diferentes do caminhão (atrás da cabine e última fileira) nas etapas transporte e espera pré-abate (com e sem ambiente climatizado); (ii) avaliar as perdas na chegada na linha de abate; (iii) analisar as temperaturas críticas para as aves no interior do caminhão em cada uma das etapas mencionadas, observando também a eficiência dos ventiladores e nebulizadores do galpão de espera. O estudo foi realizado em frigorífico no Estado de Santa Catarina, durante o mês de Maio. Foram avaliados sete lotes de frango de corte totalizando 28 gaiolas. O ponto crítico durante as etapas de transporte e espera pré-abate trata-se da gaiola posicionada na fileira do meio atrás da cabine. Isso tudo devido as barreiras físicas encontradas na mesma. A temperatura máxima obtida nessa posição é de 39,91 ºC, estando totalmente acima da temperatura zona termoneutra. Dos lotes avaliados foi obtido um percentual de mortalidade de até 0,12%, provavelmente, entre outros fatores, pelas altas temperaturas verificadas neste estudo. Apesar das elevadas temperaturas, em dias quentes, o sistema de ventilação e nebulização do galpão de espera ajudou a amenizar a condição de estresse térmico das aves quando comparada com as temperaturas das gaiolas que não receberam climatização. Entretanto, o galpão de espera é carente de um sistema que atinja em maiores proporções as gaiolas do meio do caminhão, formando um ambiente que propicia o estresse das aves em dias quentes. Desta forma, novos estudos são necessários para reavaliar o sistema de manejo, tanto na etapa de transporte como no sistemas de ventilação do galpão de espera, a fim de elevar o bem-estar animal das aves.
Abstract The welfare of farm animals is a subject that motivates interests and integrates recent discussions. The concepts of animal welfare have been widely discussed by international scientific community during the last decades. The most accepted concept consider the animal welfare in a multidimensional issue, involving emotions, biological activity and natural behavior. Poultry are exposed to a number of stressors facts during the transportation between the poultry farm and the slaughterhouse. It is proposed that thermal issues (elevated thermal loads and cold stress) constitute the main threat to the birds’ welfare and survival. The aim of this study was (i) evaluate the thermal conditions provided for the chickens inside the cages in two different positions at the truck (behind the cabin and in the last cage in the truck) during the transportation and before the slaughter (with and without climatization); (ii) evaluate the losses on the slaughter line; (iii) analyze the critical temperatures during the transportation and the efficiency of the fans and of the nebulisers in the waiting hangar. This study was realized in a slaughterhouse in Santa Catarina state, during the May month. It was analizes seven broiler flocks and 28 cages in total. The critical point during transport and the preslaughter comes from the cage positioned behind the cabin. That is because of the physical barriers found during the transportation. The maximum temperature obtained in this position was 39.91 ° C and it is completly above the thermal comfort zone. The percentage of mortality was 0.12%, probably, among other factors, because of the high temperatures checked in this study. Although the high temperatures on hot days the climatized poultry hangar helped to alleviate the condition of thermal stress compared to the cages that stayed without this. However, the waiting hangar does not have a system that achieves higher proportions of ventilation for the cages in the middle position, resulting in an place that provides stress for the animals in hot days. Although further studies are required to improve the animal welfare in the poultry process, involving the transportation and climatize systems, to raise the welfare of the animals.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/129617
Arquivos Descrição Formato
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